domingo, fevereiro 17, 2013

PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA 2013


Homilia Padre Marcos Belizário Ferreira
Não pedimos a Deus que nos livre dos males, problemas e dificuldades de cada dia, para poder viver de maneira tranquila e despreocupada. O que pedimos ao Pai é que nos livre do mal que pode afastar-nos do Reino de Deus e da vida.
“O mal está aí com todo o seu poder. Mas a atitude do crente não é de medo, e sim de uma grande confiança no Pai”. Sabemos que Ele já atuou: “Arrancou-nos das trevas e transportou-nos para o Reino de seu Filho amado no qual temos a libertação, o perdão dos pecados” (Cl 1,13). Já fomos salvos: 'Jesus, o Cristo, entregou-se por nossos pecados, para livrar-nos da maldade deste século, segundo a vontade de nosso Deus e Pai' (Gl 1,4), Mas, ainda que não tenha a última palavra, o mal continua atuando. A criação está ainda 'aguardando a plena manifestação dos filhos de Deus', vivemos com a esperança de que um dia 'será também ela libertada do cativeiro da corrupção para participar da liberdade gloriosa dos filhos de Deus”(Rm 8,19-21). Enquanto esperamos, prosseguimos pedindo ao Pai sua proteção.”

AO PEDIR A DEUS QUE NOS LIVRE DO MAL, PEDIMOS QUE NOS ARRANQUE DO MAL QUE ESPREITA, QUE NOS SALVE DO PERIGO, QUE NÃO NOS ABANDONE AO PODER DO MAL QUE INVADE A HISTÓRIA E PENETRA TUDO.

O crente luta contra o mal com sua confiança em Deus Pai. Ele é “aquele que livra de todo mal” (Sb 16,8). É um “Deus fiel que nos chamou à comunhão com Jesus Cristo seu Filho e Senhor nosso (I Cor 1,9). Quem reza o Pai-nosso o faz com esta convicção: “Se Deus está a nosso favor, quem poderá estar contra nós?”(Rm 8,31)

cf, Pai Nosso, Orar com o Espírito de Jesus, Pagola, José Antonio
Ed Vozes , Petrópolis, 2002.