sexta-feira, fevereiro 01, 2013

JESUS PEDE-NOS HOJE QUE DIFUNDAMOS O SEU REINO POR TODO O MUNDO.


Mc 4,26-34
Jesus dizia-lhes: "O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. Quer ele esteja dormindo ou acordado, de dia ou de noite, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como.
MISSA DE SÃO MIGUEL ARCANJO
NA 1ª SEXTA FEIRA DO MÊS
A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga. Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou". Jesus dizia-lhes: "Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábola podemos apresentá-lo?
ÁGUA ASPERGIDA INVOCANDO O BATISMO QUE NOS AJUDA A PERMANECER FIÉIS AO ESPÍRITO SANTO
 É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes. 
Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças, com ramos grandes a tal ponto que os pássaros do céu podem fazer seus ninhos em sua sombra". Jesus lhes anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, de acordo com o que podiam compreender. Nada lhes falava sem usar parábolas. Mas, quando estava a sós com os discípulos, lhes explicava tudo

A FORÇA QUE EXISTE NUMA SEMENTE PARA FAZER GERMINAR A PLANTA É IMAGEM DO VIGOR PRÓPRIO DA GRAÇA E DOS CARISMAS, AO ATUAREM NA ALMA HUMANA. MAS PARA ESTA SEMENTE NASCER E DAR FRUTO, É NECESSÁRIA A NOSSA LIVRE COOPERAÇÃO.
ÁGUA FONTE DE VIDA, E PRINCÍPIO DE GLORIFICAÇÃO E PURIFICAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA FONTE VIVA DA GRAÇA DO SENHOR 

Rev. D. Jordi PASCUAL i Bancells (Salt, Girona, Espanha)
Hoje, Jesus fala às pessoas de uma experiência muito próxima das suas vidas: "Um homem lança a semente na terra (…); a semente germina e cresce (…). A terra produz o fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, finalmente, os grãos que enchem a espiga" Mc 4,26-28. 
AS LEITURAS NOS TRANSMITEM CORAGEM PARA CUMPRIR COM FIDELIDADE A VONTADE DIVINA E NOS MOSTRAM A QUE O REINO DE DEUS É COMPARADO.
Refere-se, com estas palavras, ao Reino de Deus, que consiste na "santidade e graça, Verdade e Vida, justiça, amor e paz" (Prefácio da Solenidade de Cristo Rei), que Jesus Cristo nos veio trazer. Este Reino tem de ser uma realidade, em primeiro lugar dentro de cada um de nós; depois, no nosso mundo.
PADRE MARCOS BELIZÁRIO FERREIRA

Pelo Batismo, Jesus semeou, na alma de cada cristão, a graça, a santidade, a Verdade…Temos de fazer crescer esta semente para que frutifique em abundância de boas obras: 
de serviço e caridade, de amabilidade e generosidade, de sacrifício para cumprir bem o nosso dever de cada dia e para fazer felizes aqueles que nos rodeiam, de oração constante, de perdão e compreensão, de esforço para crescer em virtudes, de alegria…
Assim, este Reino de Deus – que começa dentro de cada um – se estenderá a nossa família, a nossa cidade, a nossa sociedade, ao nosso mundo.
 Porque quem vive assim, "que faz senão preparar o caminho do Senhor (…), a fim de que nele penetre a força da graça, que o ilumine a luz da verdade, que faça retos os caminhos que conduzem a Deus?" (São Gregório Magno).
A semente começa pequena, como "um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças" (Mc 4,31-32). 

Porém, a força de Deus difunde-se e cresce com um vigor surpreendente. Como nos primeiros tempos do Cristianismo, JESUS PEDE-NOS HOJE QUE DIFUNDAMOS O SEU REINO POR TODO O MUNDO.
ESSE É BEM O PAPEL DOS SÍMBOLOS DOS QUAIS JESUS LANÇA MÃO PARA INSTRUIR SEUS OUVINTES, QUER SEJA O DAS SEMENTES, OU O DO PLANTADOR. POR MAIS QUE DEIXASSEM DE EXISTIR, SEU CRIADOR É ETERNO, E NADA PODERÁ MODIFICÁ-LO. DAÍ QUE NADA PODE NOS SER MAIS BENÉFICO NA CONTEMPLAÇÃO DESSES BELOS REFLEXOS, DO QUE ELEVARMOS NOSSO OLHAR ÀQUELE QUE É A CAUSA EFICIENTE, FORMAL E FINAL DE TODO O UNIVERSO.




HORÁRIO DAS MISSAS
Domingo  > 10h e 19h
Sábado > 18h.
2ª feira a 6ª feira às 18h
Nas 4as feiras não há missa.

PARÓQUIA SÃO CONRADO - RJ
End.: Estrada da Gávea, 904
São Conrado
Tels. 3322-0560/3988-6909