quinta-feira, fevereiro 28, 2013

PONTIFICADO DE BENTO XVI CHEGA AO FIM

“A IGREJA É UM CORPO VIVO, ANIMADO PELO ESPÍRITO SANTO E VIVE REALMENTE DA FORÇA DE DEUS. ESTÁ NO MUNDO MAS NÃO É DO MUNDO. É DE DEUS, DE CRISTO, DO ESPÍRITO…”

A Igreja é uma realidade viva, que se transforma permanecendo sempre a mesma. O seu coração é Cristo. É através da Igreja que o mistério da encarnação permanece presente para sempre. Reflexões de Bento XVI, esta manhã, no encontro de despedida na Sala Clementina com os muitos cardeais já presentes em Roma. A poucas horas da conclusão deste pontificado, antes de iniciar o comovente gesto de saudação pessoal a cada um, o Papa Ratzinger assegurou que continuará a estar perto de todos eles, “especialmente (disse) nos próximos dias, para que sejais plenamente dóceis à ação do Espírito Santo, na eleição do novo Papa”.
“Que o Senhor vos mostre aquele que Ele quer. Entre vós, entre o Colégio dos Cardeais, está também o futuro Papa, ao qual já hoje prometo a minha incondicionada reverência e obediência”. E foi “com afeto e reconhecimento” que o Papa concedeu aos irmãos cardeais “de coração” uma derradeira “bênção apostólica”.

Cardeal decano Angelo Sodano a
ludira na sua saudação, o episódio dos discípulos de Emaús, e Bento XVI considerou ter sido uma alegria também para ele caminhar com os cardeais, nestes anos, à luz da presença do Senhor Ressuscitado. E recordou o que ontem, na audiência geral disse sobre a “grande ajuda” para o seu ministério que eles representaram.
“Nestes oito anos vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiosa no caminho da Igreja, juntamente com momentos em que algumas nuvens se adensaram no céu”
Bento XVI referiu o “amor profundo e total” com que (disse) “procuramos servir Cristo e a sua Igreja”, observando que é esse amor “a alma do nosso ministério”. 
“Demos esperança, aquela esperança que nos vem de Cristo, a única que pode iluminar o nosso caminho”. 
Juntos podemos dar graças a Deus que nos fez crescer na comunhão e pedir-lhe juntos que nos ajude a crescer ainda mais neste unidade profunda… – prosseguiu… 
“Para que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra onde a diversidade, expressão da Igreja universal, concorram sempre para a harmonia superior e concordia”.
A concluir, Bento XVI quis deixar aos cardeais “um pensamento simples sobre a Igreja, e o seu mistério”, que (disse) “constitui para nós a razão e a paixão da vida”. Uma expressão de Romano Guardini, na sua última obra, publicada no mesmo ano da Constituição conciliar “Lumen gentium”, sobre a Igreja:
“Diz Guardini: ‘A Igreja não é uma instituição elaborada e construída à mesa, mas sim uma realidade viva. Ela vive ao longo dos tempos, como todos os seres vivos, transformando-se, e contudo na sua natureza permanece sempre ela mesma. O seu coração é Cristo”.
Foi a experiência vivida ontem na Praça de São Pedro – observou Bento XVI.

Olhos concentrados sobre o Vaticano no momento em que Bento XVI partia, pouco depois das 17 horas, para Castel Gandolfo. Às 20 horas do dia 28/02 cessará oficialmente o seu ministério petrino. 
O helicóptero transportando Bento XVI aterrou em Castel Gandolfo às 17.24, sendo o Santo Padre acolhido pelo Cardeal Joseph Bertello, Presidente do Governatorato do Vaticano, por Dom Marcello Semeraro, bispo de Albano e ainda pela Presidente da Câmara e pelo Pároco de Castel Gandolfo. 
O Papa assomou à varanda central do Palácio de Castel Gandolfo para "o último ato público", saudando a população local, que o aplaudiu entusiasticamente. Bento XVI improvisou algumas palavras de agradecimento, declarando ter vindo agora na qualidade de "peregrino" que empreende a última fase da sua peregrinação terrena. Às 20 horas, ao iniciar a Sede Vacante, a Guarda Suíça cessa o serviço em Castel Gandolfo. Conclui o ministério de Bento XVI como Papa. 

A DESPEDIDA
Foi a primeira vez que a despedida de um Papa foi televisionado ao vivo. Bento XVI deixou sua casa dentro do Vaticano acompanhado por cardeais Angelo Comastri e Agostino Vallini. Por volta das 17:00, antes de entrar no carro que o levaria para o helicóptero, ele disse adeus ao pessoal no Vaticano. Às 5:05 pm, como os sinos da Basílica de São Pedro, tocou em toda a praça, o helicóptero decolou para Castel Gandolfo. O passeio levou Bento XVI em toda a Cidade Eterna, com um desvio ao longo de alguns dos principais marcos históricos, como o Coliseu ea Basílica de São João de Latrão .
Membro da Guarda Suíça fecha as portas da residência papal de verão, em Castel Gandolfo, para marcar o fim do pontificado de Bento XVI

Ao chegar em Castel Gandolfo, o Papa foi recebido pelo Cardeal Giuseppe Bertello, o bispo de Albano, assim como o prefeito da cidade.
A pequena caravana levou-o ao do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo em cerca de 5:30 pm 
Milhares de peregrinos, saudaram com bandeiras,  aplaudido as últimas palavras de Bento XVI como Papa.
"Eu sou apenas um peregrino que começa sua última fase na Terra. Eu gostaria de, com todo o meu coração, a minha oração e minha reflexão, com toda a força dentro de mim, trabalhar para o bem comum e para o bem da Igreja e da humanidade. Eu me sinto muito apoiado pela sua simpatia. Sigamos em frente com o Senhor para o bem da Igreja e do mundo. Obrigado. Agora eu concedo sinceramente a minha Bênção ".
Às vezes, o seu discurso foi interrompido por aplausos e gritos de apoio. Depois de dar-lhes a bênção, Bento XVI disse adeus. Foi sua última aparição como Papa.

Ele também disse adeus através do Twitter , dizendo: "Obrigado por seu amor e apoio. Que você possa sempre experimentar a alegria que vem de colocar Cristo no centro de suas vidas"

 HOMENAGEM AO BENTO XVI
voz Roberto Miranda

No dia 1º de Março o Cardeal Decano Angelo Sodano convoca as Congregações Gerais dos Cardeais. Provavelmente, tais reuniões serão convocadas para se iniciarem a partir do dia 4. No âmbito destas reuniões os Cardeais estabelecerão a data de início do Conclave. 
NEWS.VA
VATICAN.VA
RADIOVATICANA
LOSSERVATOREROMANO.VA
ALETEIA
ROMEREPORTS