sexta-feira, fevereiro 28, 2014

RIO COMEMORA 449 ANOS DE HISTÓRIA


O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, celebrará uma missa em ação de graças, às 9h, na Paróquia São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca. Às 12h, o cardeal participará da celebração do aniversário da cidade na Rua da Carioca, em festividade promovida pela Sociedade dos Amigos da Carioca e Adjacências (SARCA).
 Está prevista que a imagem de São Sebastião seja conduzida em um carro do Corpo de Bombeiros da Catedral até a Rua da Carioca, onde um grande bolo de 10 metros será cortado e distribuído para a população.
 "Será a 25ª edição desta festa tradicional. Completaremos este ano Bodas de Prata. Serão oito bolos, de mais ou menos 1m25, com imagens importantes para a cidade do Rio, entre elas, a da Arquidiocese e do arcebispo Dom Orani, que receberá a faixa "O mais carioca dos cardeais".
 Contaremos com a participação do cantor Agnaldo Timóteo, que homenageará a cidade cantando a 'Ave Maria' ", afirmou o presidente da SARCA, Roberto Cury.

A animação já está no clima de preparação para a festa do ano que vem, quando a cidade completa 450 anos de fundação. 

Mais de 1.400 pessoas participaram da campanha lançada pelo Comitê Rio450, da Prefeitura do Rio, ao enviar ideias de eventos comemorativos.

Desde o lançamento oficial do comitê, os cidadãos sugeriram iniciativas de comemoração no portal eletrônico oficial, divididos entre festividades ou presentes. “Como presentes, imaginamos iniciativas de mais longo prazo, melhorias que o bairro precisa, projetos culturais de restauro, um projeto cultural, ou urbanístico, coisas que possamos deixar para a cidade como legado”, explicou o presidente do Rio450, Marcelo Calero. Já as festividades, de acordo com ele, são próprias do carioca, “um povo que gosta de comemorar”.
Uma primeira parcial, divulgada no início do mês, revela que os moradores de Copacabana, Campo Grande e Tijuca foram os que mais deram ideias à iniciativa. O próximo passo é escolher entre as centenas de sugestões o que realmente vai sair do papel. A escolha será aberta aos cariocas a partir do dia 17 de março, no site: www.rio450anos.com.br.
As comemorações dos 450 anos começam ainda em 2014, no dia 31 de dezembro, e seguem até 1º de março do ano que vem.

Os mais ansiosos já podem acompanhar o clima de festa nas redes sociais oficiais, como no Facebook: www.fb.com/Rio450, e o Instagram:
http://instagram.com/rio450.
Comitê Rio450 promove desafio nas redes sociais
No Instagram @Rio450, a contagem regressiva é por meio das lentes de celulares e câmeras fotográficas dos cariocas. O objetivo da campanha é despertar o interesse do carioca e de quem vive na cidade pela história do Rio.
A cada semana, o perfil oficial divulga uma hashtag com um tema e uma motivação sobre um período histórico. Ao longo da semana são escolhidas sete imagens, uma por dia. A equipe de autores do @Rio450 usa as fotos escolhidas para estabelecer uma relação entre as imagens com o período histórico.

Ao todo serão 65 temas semanais compreendendo 15 períodos históricos, resultando em uma foto por dia. Os seguidores do perfil recebem dicas para a realização das missões. Ao término de cada uma, a melhor foto é escolhida e divulgada no perfil @Rio450.

Cada usuário pode mandar quantas fotos quiser e puder. O que vale é a participação, o empenho em revisitar lugares e edificações que contam através do tempo a história da cidade. Para cada foto divulgada o usuário deve colocar a # (hashtag) referente à missão. No dia 1º de marco, em pleno sábado de Carnaval, já estará em curso a missão Folia e a hashtag utilizada será #Rio450_Folia.
Roteiros gratuitos para conhecer a cidade
Para quem ama o Rio e quer comemorar o aniversário conhecendo mais a cidade, há a opção dos passeios históricos. O projeto “Roteiros Geográficos do Rio”, tocado pela Secretaria de Cultura e pelo Instituto de Geografia da Uerj, promove atividades lembrando os 449 anos da cidade.  No dia 1º de março, o encontro começa às 15h, junto à Ladeira da Misericórdia, atrás do Museu Histórico e do Museu da Imagem e do Som.

O projeto promove caminhadas gratuitas na área central do Rio de Janeiro, de dia e à noite, e em outros pontos da urbe carioca. O objetivo é resgatar o espaço urbano carioca, traduzindo, dessa forma, a cidade como um livro aberto a ser explicado, ampliando, assim, os domínios do conhecimento dos participantes sobre a própria geografia na qual criam, atuam e vivem.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo email: roteirosgeorio@uol.com.br, pelo facebook: www.fb.com/roteirosgeorio, pelo Twitter: @roteirosgeorio, ou pelo telefone: (21) 98871-7238. O itinerário e outras informações estão disponíveis no site www.roteirosdorio.com.

Colaboração: Cláudia Brito de Albuquerque e Sá
arqrio.org
www.rio450anos.com.br




2014 ANO DO CENTENÁRIO DA IGREJA SÃO CONRADO - RJ

--