domingo, março 16, 2014

ESCUTAR SÓ A JESUS – II Domingo da Quaresma 2014



Lá, sob o testemunho de Moisés e Elias, e na presença de Pedro, Tiago e João revelará, como num flash, o esplendor de sua divindade, fazendo-os experimentar uma antevisão do céu.

(Mt 17,1-9) - Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: 
 “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés,
e outra para Elias.” Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. 

Escutaio!” Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos, e não tenhais medo.” Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus.
 Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos.”
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
Jesus toma consigo seus discípulos mais íntimos e os leva a uma “montanha alta”. Não é a montanha a qual o tentador o tinha levado para oferecer-lhe o poder e a glória de “todos os reinos do mundo”. É a montanha na qual seus mais íntimos vão poder descobrir o caminho que leva à glória da ressurreição.
O rosto transfigurado de Jesus “resplandece como o sol” e manifesta em que consiste sua verdadeira glória. Ela não provém do diabo, mas de Deus, seu Pai. 
Não se alcança pelos caminhos do poder mundano, mas pelo caminho paciente do serviço oculto, pelo sofrimento e a crucifixão.

Junto a Jesus aparecem Moisés e Elias, talvez como representantes da lei e dos profetas. Não têm o rosto resplandecente, mas apagado. Não se põem a ensinar aos discípulos, mas “conversarem com Jesus”. A lei e os profetas estão orientados e subordinados a Ele.

Mas Pedro não consegue intuir o caráter único de Jesus : “Se queres, farei três tendas : uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Ele coloca Jesus no mesmo plano que Moisés e Elias, A cada um sua tenda. Não sabe que Jesus não pode ser equiparado a ninguém.
É Deus mesmo que faz Pedro calar: Ainda estava falando”, quando entre luzes e sombras, ouvem sua voz misteriosa: “Este é o meu Filho amado”, Ele tem o rosto glorificado pela ressurreição. “Escutai-o”. E a mais ninguém. Meu Filho é o único legislador, mestre e profeta. Não deveis confundi-lo com ninguém.

Os discípulos caem no chão “cheios de espanto”, Dá-lhes medo “escutar só a Jesus”e seguir seu caminho humilde de serviço ao reino até a cruz. É o próprio Jesus que os liberta de seu temores. “Aproximou-se” deles como só Ele sabia fazê-lo; “tocou-os”, como tocava os enfermos, e lhes disse: “Levantai-vos , não tenhais medo” de escutar-me e de seguir só a mim.

Também nós cristão de hoje temos medo de escutar só a Jesus . Não atrevemos a colocá-lo no centro de nossa vida e comunidade. Não o deixamos ser a única e decisiva Palavra. É o próprio Jesus que pode libertar-nos de tantos medos, covardias e ambiguidades se nos deixarmos transformar por Ele. cf. O Caminho aberto por Jesus , José Antonio Pagola , Editora Vozes , páginas 215-216.


ORAÇÃO
"Pai de bondade nós Te suplicamos por todas as famílias  que sofrem diante da falta de notícias de seus parentes e amigos do avião da Malaysia Airlines que desapareceu no dia 7, com 239 pessoas, para que em suas dores e aflições não percam as esperanças e se fortaleçam, no amor de Deus manifestado em Jesus, rezemos ao Senhor".
SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!