terça-feira, março 04, 2014

RETIRO 1º DIA


"Um processo terapêutico"
Com efeito, a penitência quaresmal se apresenta como um processo terapêutico de cura do pecado e do mal que, voluntariamente ou não, praticamos. Já São Paulo advertia, na Carta aos Romanos, para essa realidade contraditória e incoerente que habita o ser humano: “Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero” Rm 7,19. 
Contudo, longe de acomodarmos a um pessimismo estéril, sabemos que  graça de Cristo torna-se força de renovada transformação quando lhe abrimos de par em par as portas do coração. Por isso mesmo, com afetuosa solicitude, a Mãe Igreja propõe a seus filhos esse tempo favorável, exortando-os a não receber em vão a graça divina. 

Mediante um conjunto de práticas exteriores, queremos dar significado a nossa disposição interior para mudar de vida.

Para vivenciar ao inverso a palavra de São Paulo há pouco mencionada, ou seja, fazendo o bem que queremos e evitando o mal que não queremos mais praticar, é necessário, antes de tudo, entrar no próprio íntimo e buscar a conversão do coração, pedindo com o Salmista: “criai em mim, ó Deus, um coração puro, renovai em mim um espírito resoluto” (Sl 50,12). 

Sem esta “transformação cardíaca”, os atos de penitência, além de desprovidos de qualquer sentido, não passariam de meras formalidades. E contra tais esteriótipos inócuos, o Salvador é taxativo no Evangelho: “Ai de vós..” (Mt 23, 1-36) 

Na verdade, o Senhor está sempre esperando de nós aquilo que, com tanta justeza, o Salmista também exprime: “Sacrifício para Deus é um espírito contrito; não desprezais, ó Deus, um coração contrito e humilde” (Sl 50,19).

Só um coração assim, convertido e restaurado, será capaz de produzir frutos de autêntica santidade. Análogo ensinamento vamos encontrar no Catecismo da Igreja Católica: “Este esforço de conversão não é apenas uma obra humana. É o movimento do “coração contrito” atraído e movido pela graça a responder ao amor misericordioso de Deus que nos amou primeiro”(CIC 1.428)

"Um coração contrito"
Falamos de coração contrito. O profeta Ezequiel trata , em seu livro, da remoção de um coração de pedra que será substituído por um outro coração de carne: “Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo. 

Removerei de vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne”( Ez 36,26) . Através da palavra profética, Deus nos convida a uma mudança de atitudes que consiste no “amolecimento' do coração contaminado pelo pecado e pelo orgulho.

 A contradição é a etapa de passagem do coração de pedra para o coração de carne, ou seja, de coração ferido pelo mal , pecado e enrijecido, para o coração purificado, renovado e recuperado na ordem da graça.

A contrição que converte é, sem dúvida, consequencia da penitência interior, que justifica as práticas penitencias.

OS SINAIS VISÍVEIS DE PENITÊNCIA EXPRESSAM SEUS MOVIMENTOS INTERIORES.

E o que é penitência interior ? “É um orientação radical de toda a vida , um retorno, uma conversão para Deus de todo o nosso coração, um ruptura com o pecado , uma aversão ao mal e repugnância às obras más que cometemos. Ao mesmo tempo, é o desejo e a resolução de mudar de vida com a esperança da misericórdia divina e a confiança de sua graça.” (CIC 1.431)

cf Revista Beneditina , Ano V Janeiro/Fevereiro 2008 , número 25 , tecto de Dom Matias Fonseca de Medeiros , OSB
“Realmente, o que é a Sagrada Escritura senão uma carta do deus onipotente a sua criatura?… Procura meditar todos os dias a palavra de teu Criador. Começa a conhecer, na palavra de Deus, o coração de Deus para desejares, mais ardentemente, os bens eternos, e que teu coração se inflame de desejos ainda maiores pelas alegrias do céu.

 A Palavra de Deus cresce juntamente com quem a lê... Dela tirarás proveito na medida em que nela progredires … Melhor se descobre o maravilhoso poder da palavra de Deus quando o coração de quem está lendo é penetrado de amor pelas coisas vindas do alto.”   
São Gregório Magno

“A 'cruz' por mais pesada que seja , não é sinônimo de desventura, de uma desgraça que deve ser evitada o máximo possível, mas uma oportunidade para seguir Jesus e deste modo alcançar a força na luta contra o pecado e o mal. 
Entrar na Quaresma significa, portanto, renovar a decisão pessoal e comunitária de enfrentar o mal junto a Cristo. A Cruz é o único caminho que leva à vitoria do amor sobre o ódio, da generosidade sobre o egoísmo, da paz sobre a violência.”
Bento XVI

“Arranca de mim, Senhor, o coração de pedra. Tira o coração de pedra, tira o coração incircunciso; dá-me um coração puro! Tu, purificador dos corações e amante dos corações puros, apossa-te de meu coração e nele habita, envolvendo-o e enchendo-o.

 Tu, superior ao que tenho de mais elevado, interior ao que tenho de mais íntimo! Tu, forma da beleza e selo da santidade, marca meu coração com tua imagem. Sela meu coração com a tua misericórdia, deus de meu coração e minha parte, deus para sempre. Amém”
Balduíno de Cantuária


05/03/2014

QUARTA FEIRA DE CINZAS - JEJUM E ABSTINÊNCIA DE CARNE

--