sábado, março 08, 2014

UNÇÃO DOS ENFERMOS - 08/03/2014

JESUS MOSTRA,COM A UNÇÃO DOS ENFERMOS, QUE O SER HUMANO PERTENCE A ELE. NESSE SENTIDO, ESTE SACRAMENTO, CONSIDERADO EM VERDADE, É A PRESENÇA DE JESUS PRÓXIMO AO DOENTE. 

“Cristo nos toma pela mão e nos lembra que pertencemos a Ele, que nada nem ninguém, nenhum mal, nem sequer a morte poderá nos separar d’Ele”.

“...É a Igreja, a comunidade cristã, que somos nós, aos quais, todos os dias, o Senhor Jesus confia aqueles que estão aflitos, no corpo e no espírito, para que possamos continuar a derramar sobre eles, sem medida, toda a Sua misericórdia e a Sua salvação”. Papa Francisco
Celebração Comunitária do Sacramento da Unção dos Enfermos na Paróquia São Conrado no dia 08 de Março, 65 pessoas receberam o sacramento.

- Os Evangelhos atestam claramente quanto o próprio Senhor se empenhou em cuidar corporal e espiritualmente dos enfermos, ordenando aos fiéis que fizessem o mesmo.
 Mostram também claramente que o sacramento da Unção, por ele instituído e promulgado na Epístola de São Tiago, começou a ser celebrado pela Igreja, por meio da unção dos seus membros e da oração dos presbíteros que recomendavam os doentes ao Senhor, padecente e glorificado, para que os aliviasse e salvasse (Tg 5,14-16), exortando-os sobretudo a se unirem de coração à paixão e morte de Cristo (Rm 8,17) para o bem do povo de Deus.

Na verdade aquele que adoece gravemente necessita de uma graça especial de Deus, a fim de que, premido pela ansiedade, não desanimar, e, submetido à tentação, não venha a perder a própria fé.
Por isso o Cristo fortalece com o sacramento da Unção os fiéis que adoecem, concedendo-lhes assim poderoso auxilio.
A CELEBRAÇÃO DESTE SACRAMENTO CONSISTE SOBRETUDO NA ORAÇÃO DA FÉ E NA UNÇÃO DOS ENFERMOS COM ÓLEO SANTIFICADO PELA BENÇÃO DE DEUS APÓS A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS PELOS PRESBÍTEROS DA IGREJA; POR ESTE RITO É SIGNIFICADA E CONFERIDA A GRAÇA DO SACRAMENTO.
Este sacramento confere a graça do Espírito Santo, que contribui para o bem do homem todo, reanimado pela confiança em Deus e fortalecido contra as tentações do maligno e as aflições da morte, de modo que possa não somente suportar mas combater o mal, e conseguir, se for conveniente à salvação espiritual, a própria cura. 
Este sacramento proporciona também, em caso de necessidade, o perdão dos pecados e a consumação da penitência cristã.
Na sagrada Unção, unida à oração da fé (Tg 5,15), esta fé se exprime, e por isso deve ser despertada tanto no ministro do sacramento, como sobretudo naquele que o recebe; o doente, com efeito, será salvo pela fé e a fé da Igreja, que contemplam a morte e a ressurreição do Cristo, de onde provém a eficácia do sacramento, ao mesmo tempo que se voltam para o reino que há de vir, cujo penhor é dado pelos sacramentos.
Este sacramento pode ser repetido se o doente convalescer após ter recebido a Unção, ou também se perdurando a mesma doença, vier a encontrar-se em situação mais grave.
Antes de uma cirurgia pode ser dada ao enfermo a Unção sagrada sempre que uma doença grave seja causa da intervenção.
Pode-se conferir a sagrada Unção às pessoas de idade, cujas forças se encontrem sensivelmente debilitada , mesmo que não se trate de grave enfermidade.
Também às crianças a sagrada Unção pode ser conferida, desde que tenham atingido tal uso da razão que possam encontrar conforto no sacramento.
Todos aqueles que prestam assistência a doentes devem ser instruídos sobre a natureza da Unção dos enfermos.
A sagrada Unção pode ser dada aos doentes privados de sentidos ou uso da razão, desde que se possa crer que provavelmente a pediram, se estivessem em pleno gozo das suas faculdades. -
cf . Introdução ao Rito da Unção dos Enfermos

Na Unção o Sacerdote reza: “POR ESTA SANTA UNÇÃO E PELA DUA INFINITA MISERICÓRDIA, O SENHOR VENHA EM TEU AUXILIO COM A GRAÇA DO ESPÍRITO SANTO (AMÉM) PARA QUE, LIBERTO DOS TEUS PECADOS ELE TE SALVE E, NA SUA BONDADE ALIVIE OS TEUS SOFRIMENTOS.”


----