sexta-feira, janeiro 08, 2016

ESTUDOS E APROFUNDAMENTOS PARTE I: QUAL A DISTINÇÃO ENTRE ORAR E REZAR?


Gostaria de saber qual é a diferença entre ORAR e REZAR

Pois o Dicionário assinala que os termos são sinônimos.No entanto, ao celebrar a Santa Missa, o sacerdote, às vezes, diz OREMOS e outras vezes diz REZEMOS.Os protestantes afirmam que devemos ORAR e não REZAR. E que, segundo a Bíblia, nós não devemos orar repetidamente e por isto eles condenam o Rosário.

RESPOSTA

Como você disse e constatam os dicionários, ORAR e REZAR são sinônimos. A Liturgia da Santa Igreja, cuja língua materna é o latim, emprega em diversas circunstâncias o Oremus, que se traduz ao português em OREMOS ou REZEMOS, pois são sinônimos.
Orar vem do latim orare; e rezar, do latim recitare, de onde também provém o português recitar. No entanto, em latim, os verbos orare e recitare têm sentidos muito próximos: o primeiro significa “pronunciar uma fórmula ritual, uma oração, uma defesa em um juízo”; o segundo, “ler em voz alta e clara” (portanto, o mesmo que em português recitar). Segundo o uso corrente, nos países latinos e nas línguas românicas prevaleceu para orare o sentido de rezar, ou seja, dizer ou fazer uma oração ou súplica religiosa (cf. A. Ernout–A. Meillet, Dictionnaire étymologique de la langue latine, Histoire des mots, Klincksieck, París 4ª ed., 1979, p. 469).

Nós, os católicos, damos ao verbo REZAR um sentido bastante amplo e genérico, e reservamos a palavra oração mais especialmente — mas não exclusivamente — para os diversos gêneros de oração mental, como a meditação, a contemplação etc. Não há razão, por isso, para se fazer essa ligeira diferença, comum nos sinônimos, um tema de disputas.



Os protestantes, no entanto, ressaltam essa diferença por dois motivos. Primeiro, porque para eles serve como uma SENHA. Faticamente, acentuando arbitrariamente essa pequena diferença de matiz entre as palavras, eles utilizam ORAR em vez de REZAR; e assim imediatamente se identificam como PROTESTANTES (como nós os chamávamos até pouco tempo atrás) ou CRISTÃOS (como preferem serem chamados agora). Isto tem a vantagem, para eles, de detectar entre as demais pessoas e entre outros protestantes que são assim. É um recurso ao qual recorrem todas as seitas dotadas de um forte desejo de expansão, como é o caso dos protestantes na América Latina.





Tradução/colaboração: Francisco Bilac Pinto