terça-feira, outubro 18, 2016

XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM




Numa sociedade na qual se aceita como critério quase único de avaliação a eficácia , a renda e a produção , não é de estranhar que surja a pergunta pela utilidade e pela eficácia da oração . Para que serve rezar ? É esta quase nossa única pergunta. 

Dir-se-ia que entendemos a oração como um meio a mais , um instrumento a mais para conseguir alguns objetivos determinados. O importante para nós é a ação , o esforço, o trabalho, a eficácia, os resultados. E naturalmente , quando temos tanta coisa para fazer, rezar nos parece uma “perda de tempo”. A oração pertence ao mundo do “inútil”. 

Esta sensação pode nos ajudar a descobrir o verdadeiro sentido da oração cristã. De alguma maneira é certo que a oração é “algo inútil” e não serve para conseguir tantas coisas pelas quais nos esforçamos dia após dia. 

Como é “inútil” o prazer da amizade , a ternura dos esposos, a paixão dos jovens, o sorriso dos filhos, o desabafo com a pessoa de confiança , o descanso na intimidade do lar , o desfrute de uma festa , a paz do entardecer....Como medir a “eficácia”de tudo isto que, no entanto, constitui o alento que sustenta nosso viver? 

Seria um equívoco pensar que nossa oração só é eficaz quando conseguimos o que pedimos a deus. A oração cristã é “eficaz”porque nos faz viver com fé e confiança no Pai e em atitude solidária com os irmãos. 

A oração é “eficaz' porque nos torna mais crentes e mais humanos . Abre os ouvidos do nosso coração para escutar com mais sinceridade a Deus . Vai purificando nossos critérios e nossa conduta daquilo que nos impede de ser humanos . Alenta nosso viver diário , reanima nossa esperança, , fortalece nossa fraqueza , alivia nosso cansaço. 

Aquele que aprende a dialogar com Deus e a invocá-lo “sem desanimar”, como nos diz Jesus , vai descobrindo onde está a verdadeira eficácia da oração e para que serve rezar. Serve simplesmente para viver.