quarta-feira, outubro 12, 2016

NOSSA SENHORA APARECIDA






Maria, Mãe da Misericórdia


Neste Ano Santo da Misericórdia, a novena do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida propôs um tema ligado à misericórdia para preparar a solenidade litúrgica de nossa padroeira, neste ano de 2016. A frase do tema: “O rosto misericordioso de Maria”. Assim, entendemos um dos títulos, entre tantos, com o quais saudamos Nossa Senhora: o título de “Mãe da Misericórdia”. De acordo com as fontes históricas, este título aparece pela primeira vez no ano de 950. Toda vez que concluímos o Rosário ou o Terço, recitamos a antífona mariana dizendo: “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”. Maria não é misericordiosa por si mesma, mas é misericordiosa por ter participado, ter tido contato corporal com a misericórdia divina, presente na concepção e no nascimento de seu Filho Jesus. Ele é a misericórdia divina que veio ao nosso encontro para nos salvar, por isso, Maria recebe a graça de ser a geradora da misericórdia divina na terra. É por causa disso que nós, católicos, temos uma veneração e uma devoção especial para com Maria, que aqui no Brasil, chamamos de Nossa Senhora Aparecida.


 Misericórdia é ver as necessidades do outro


Como podemos ser misericordiosos, a partir do exemplo de Maria? Para respondermos esta questão, vamos meditar o Evangelho com as quatro características da misericórdia que se encontram na parábola do Bom Samaritano. Estas mesmas características estão presentes na narrativa das Bodas de Caná, o Evangelho que acabamos de ouvir. A primeira característica da pessoa misericordiosa encontra-se no “ver”. Na parábola do Bom Samaritano, Jesus conta que dois passaram perto de um homem caído por terra, mas não o viram; mas um terceiro passou e, por ter um coração misericordioso, viu. Quem não é capaz de “ver” as necessidades do outro não tem condições de ser misericordioso para com quem está necessitado. Mas, não se trata de ver somente quem está sofrendo, como na parábola do Bom Samaritano. É preciso ver também as necessidades de quem está precisando de algo no nosso dia a dia. De quem vive perto da gente, na nossa casa, com nossos vizinhos. Nas Bodas de Caná, Maria “viu” a necessidade e a dificuldade da família dos noivos e dos próprios noivos.


 Misericórdia é aproximar-se do necessitado


A segunda característica da misericórdia é o “aproximar-se” de quem está necessitado. Ser próximo ou fazer-se próximo. Na parábola de Jesus, o Bom Samaritano aproximou-se, se fez próximo, foi ao encontro para ajudar. Aproximou-se e sentiu compaixão. Não basta ver, é preciso sentir compaixão, quer dizer, sentir o que o outro está sentindo, colocar-se no lugar do outro, pois assim a ajuda ganha em qualidade, isto é, torna-se misericordiosa. Ver, aproximar-se, mas ver e aproximar-se com compaixão. Aproximar-se para ajudar a levantar quem está caído. Não basta fazer discurso, falar bonito sobre a misericórdia, porque a misericórdia é uma atitude prática, de quem se aproxima para prestar serviço, para ajudar. Assim fez Maria, nas Bodas de Caná. Aproximou-se para ajudar os noivos e a família dos noivos. Quem vê as necessidades do outro, mas dele se distancia não pode praticar a misericórdia, porque a misericórdia, repito, não é um sentimento, é uma atitude em favor de quem está necessitado. Quando agimos com misericórdia não nos intrometemos na vida do outro, mas ajudamos ele a não desanimar diante do sofrimento ou de alguma dificuldade.


 Cuidar para que tudo dê certo


Por fim, a quarta característica da Misericórdia, é o cuidado para que tudo dê certo com aquele que se está ajudando. Aquele Bom Samaritano hospedou o homem ferido e recomendou ao hospedeiro que cuidasse dele, pois ele o pagaria. É Deus quem nos paga quando ajudamos os outros; nos paga com sua bondade e com a alegria interior. Maria, nas Bodas de Caná faz o mesmo: cuida para que tudo dê certo. Como? Aproxima-se de Jesus como Mãe da Misericórdia e lhe diz o que está acontecendo. Depois, cuida para que os serventes do casamento façam aquilo que Jesus mandar. Maria, Mãe da Misericórdia nos ensina como podemos ser misericordiosos fazendo tudo que Jesus mandar. Que a celebração de nossa padroeira, Nossa Senhora Aparecida nos ajude a sermos concretamente misericordiosos, vendo as necessidades das pessoas com quem convivemos, vendo as necessidades com um olhar compassivo, para nos aproximar e ajudar de modo misericordioso quem está necessitado. Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós. Amém!



Oração de “consagração” a Nossa Senhora Aparecida

Senhora Aparecida, eu renovo, neste momento a minha consagração. Eu vos consagro os meus trabalhos, sofrimentos e alegrias, o meu corpo, a minha alma e toda a minha vida. Eu vos consagro a minha família! Ó Senhora Aparecida, livrai-nos de todo o mal, das doenças e do pecado. Abençoai as nossas famílias, os doentes, as criancinhas. Abençoai a Santa Igreja, o Papa e os bispos, os sacerdotes e ministros, religiosos e leigos. Abençoai a nossa paróquia, o nosso pároco. Senhora Aparecida, lembrai-vos que sois Padroeira poderosa da nossa Pátria! Abençoai o nosso governo. Abençoai, protegei, salvai o vosso Brasil! E dai-nos a vossa bênção. Amém!