segunda-feira, outubro 31, 2016

XXXI DOMINGO DO TEMPO COMUM



Lucas narra o episódio de Zaqueu para que seus leitores conheçam melhor o que podem esperar de Jesus: o Senhor , que eles invocam e seguem nas comunidades cristãs, “veio procurar o que estava perdido”. Não devem esquecer isso.

Ao mesmo tempo, seu relato ajuda a responder à pergunta que não poucos trazem em seu interior : ainda posso mudar? Já não é demasiado tarde para refazer uma vida que, em boa parte,pus a perder? Que passos posso dar?

Zaqueu é descrito com dois traços que definem com precisão sua vida. É “chefe dos publicanos” e é “rico”. Em Jericó todos sabem que ele é um pecador. Um homem que não serve a Deus , mas ao dinheiro. Sua vida , como tantas outras, é pouco humana.

No entanto , Zaqueu “procura ver Jesus”. Não é mera curiosidade . Quer saber quem Ele é, o que se encerra neste profeta que tanto atrai as pessoas . Não é tarefa fácil para um homem instalado em seu mundo . Mas este desejo de Jesus vai mudar a sua vida.

O homem terá que superar diferentes obstáculos. É de “baixo estatura', sobretudo porque sua vida não está motivada por ideias muito nobres. As pessoas são outro impedimento : ele terá que superar preconceitos sociais que lhe tornam difícil o encontro pessoal com Jesus .

Mas Zaqueu prossegue sua busca com simplicidade e sinceridade . Corre para adiantar-se à multidão e sobe numa árvore como uma criança. Não pensa em sua dignidade de senhor importante. Só quer encontrar o momento e o lugar adequado para entrar em contato com Jesus . Quer vê-lo .

É então que ele descobre que também Jesus o está procurando , porque, ao chegar àquele lugar , fixa nele seu olhar e lhe diz: “O encontro será hoje mesmo em tua casa de pecador”. Zaqueu desce e o recebe em sua casa, cheio de alegria. Há momentos decisivos em que Jesus passa por nossa vida porque quer salvar o que nós estamos pondo a perder, Não devemos deixá-lo escapar.

E, no entanto, Jesus passa em nossa vida sempre querendo nos encontrar. Ele veio ao mundo para nos encontrar e nós podemos encontrá-lo na vida diária. A misericórdia divina para conosco é tamanha, em Jesus, que ele não condena Zaqueu, mas se convida para entrar na sua casa, para entrar na sua vida. Se Zaqueu não descesse da árvore do seu orgulho, da árvore da indiferença, da árvore da prepotência, não teria recebido Jesus em sua casa. O encontro com Jesus acontece quando descemos de nossas árvores, principalmente aquelas que nos colocam acima dos outros.

O convertido é aquele que se propõe a ficar de pé diante de Jesus, como fez Zaqueu, e se prontifica a partilhar o que tem com os mais pobres, a restituir aquilo que não é dele. Essa restituição é uma obra de misericórdia, que conhecemos como esmola. A esmola não dá ao pobre o que tenho de sobra, mas aquilo que é dele e está comigo. Assim fez Zaqueu.