terça-feira, junho 27, 2017

103 ANOS DA BENÇÃO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA IGREJA



Hoje , 27 de junho de 2017 , a nossa Igreja Matriz está de aniversário , são 103 anos da benção da pedra fundamental, e no dia 29 de junho são 101 anos da Primeira Missa celebrada aqui na Igreja Matriz. 

O ano de 2017 se caracteriza por um período de atos de profunda solidariedade . Seja a Diocese de St Gallen que nos ajuda na reforma da Capela São José de Anchieta , seja pela iniciativa de não poucos moradores do bairro de São Conrado que desejam fazer a pintura externa e interna da nossa igreja . Sabemos que a construção de um edifício destinado ao culto, como esta igreja onde estamos, tem uma bela fundamentação bíblica, Ezequiel 47,1-2.8-9.12 (texto no final da postagem) em que o profeta descreve como local onde correm rios da graça divina, que fazem brotar a vida e alimentar a saúde e a alegria. É um local tão importante, que Jesus se irrita profundamente ao ver que o Templo tinha se transformado em local de comércio. A beleza do templo, o cuidado com o templo e, principalmente, o respeito com o templo tem fundamentação bíblica. Não é, portanto, uma construção qualquer. 

Um outra construção, a qual a festa de hoje nos remete, é o edifício de Deus, ou seja, o seu Povo Santo, a comunidade santa que encontra sua unidade na Igreja de Jesus Cristo. Esta é a verdadeira habitação espiritual de Deus, e a construção do edifício material é apenas um sinal, uma indicação desta habitação. 

O evangelista João vê no lado aberto de Cristo uma comparação ao que diz Ezequiel, vendo naquele lado aberto a fonte da vida divina que sacia a sede de vida do Povo de Deus .


E ainda podemos considerar como um terceira construção , que cada um de nós é Templo do Espírito Santo: “acaso não sabeis que sois o Santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós?” Desde modo, pelo Batismo e pela Confirmação, cada cristão e cristã torna-se uma construção consagrada a Deus por se transformar na habitação do seu Espírito Divino. De onde, que celebrar a memória do aniversário ou que fosse a dedicação de uma igreja é também um tempo para recordar a nossa realidade de consagrados como construção viva, destinados a viver e ativamente louvar a Deus com nossas vidas, para que a graça divina habite sempre entre nós. Amém!

Padre Marcos






Visita do Pároco, Padre Marcos Belizário Ferreira a Igreja Antiga Sé de Constance na Alemanha em janeiro de 2014. Na cripta da igreja oração diante do crânio de São Conrado de Constance.










Visita do Pároco, Padre Marcos Belizário Ferreira a St. Gallen-Suiça ao Bispo Dom Markus em retribuição a doação da Relíquia "Ex ossibus" do Bispo Conrado de Constance. 
Janeiro de 2015.















Ezequiel 47,1-2.8-9.12


Leitura da Profecia de Ezequiel


Naqueles dias,
o homem fez-me voltar até a entrada do Templo
e eis que saía água da sua parte subterrânea
na direção leste,
porque o Templo estava voltado para o oriente;
a água corria do lado direito do Templo,
a sul do altar.
Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte,
e fez-me dar um volta por fora,
até a porta que dá para leste,
onde eu vi a água jorrando do lado direito.
Então ele me disse:
“Estas águas correm para a região oriental,
descem para o vale do Jordão,
desembocam nas águas salgadas do mar,
e eles tornarão saudáveis.
Onde o rio chegar,
todos os animais ali que ali se movem poderão viver.
Haverá peixes em quantidade,
pois ali desembocam as águas que trazem saúde;
e haverá vida onde chegar o rio.
Nas margens junto ao rio, de ambos os lados,
crescerá toda espécie de árvores frutíferas;
suas folhas não murcharão
e seus frutos jamais se acabarão:
cada mês darão novos frutos,
pois as águas que banham as árvores saem do santuário.
Seus frutos servirão de alimento
e suas folhas serão remédio.

No dia 29 de junho de 2017 às 18 horas celebraremos a Eucaristia em Ação de Graças pelos 103 anos da Igreja Matriz de São Conrado e 101 anos da Primeira Missa celebrada na mesma Igreja.