quinta-feira, junho 14, 2018

X DOMINGO DO TEMPO COMUM




1 - O tema do mal

Você deve ter notado que o tema do mal e da maldade perpassam as leituras que ouvimos. O mal que surge nas origens, pela desobediência humana ao projeto divino e, o confronto de Jesus com o mal, com a maldade, com a acusação de que ele estava possuído pelo mal; possuído por Satanás. O tema do mal e da maldade no mundo é comum a todas as religiões. Mas, existe um diferencial na fé cristã: o diferencial é a promessa da remissão e a recuperação do homem e da mulher que foram contaminados pelo mal. É o próprio Deus, na 1ª leitura, quem garante que o mal não será capaz de desumanizar o homem e a mulher. São Paulo, tratando o tema do mal, diz que o mal físico, como por exemplo, a doença, ou até mesmo os problemas de saúde que surgem com a idade, pode atingir, desfigurar ou destruir o exterior do nosso corpo, mas jamais poderá atingir e danificar a vida interior se pertencermos à família de Jesus.



2 – Pecado contra o Espírito Santo

É neste contexto de confronto com o mal, com a maldade, com o pecado, que o Evangelho relata o único pecado que não tem o perdão divino: o pecado contra o Espírito Santo. Este é um pecado mortal sem retorno; um pecado de morte, um pecado que provoca a morte eterna. O pecado contra o Espírito Santo acontece quando pessoa se fecha, blinda-se diante da oferta da vida plena, da parte divina, colocando-se contra a ternura amorosa de Deus. Nega a ação do Espírito Santo na vida pessoal, rejeita ser conduzido pelo Espírito Santo para viver com o espírito do "príncipe deste mundo". Diante do propósito de negar conscientemente e determinadamente a proposta divina, de negar a ação do Espírito Santo na sua vida pessoal e na vida de Jesus, Deus não pode fazer nada por um fato muito simples: ele não invade nossa liberdade de escolha. Deus não quer que o mal atinja a vida humana, mas a pessoa é livre para negar o amor divino, para negar, para rejeitar, para expulsar o Espírito Santo de sua vida.



3 – Três consequências de viver no mal

A Palavra que ouvimos oferece também a oportunidade de confrontar o agir do espírito do mal, que vem de Satanás, com a ação do Espírito Santo, na vida pessoal. Consideremos três consequências. A primeira: o espírito do mal produz o medo que conduz ao esconder-se, como descrito na 1ª leitura. A pessoa que vive no mal vive no medo de ser descoberto de algo, por isso, vive de mentiras, de enganações, de superficialidades. A segunda consequência é a acusação; Adão acusa Eva e esta acusa a serpente. Viver no mal, deixar-se conduzir pelo espírito do mal, favorece a busca de culpados, o eximir-se da responsabilidade. A terceira consequência é a inimizade, também presente na 1ª leitura. Quem opta pelo mal não congrega, diz Jesus, no Evangelho, divide, provoca inimizades. Quem, ao contrário disso, vive iluminado pelo Espírito Santo, vive na verdade, acolhe o outro como ele é e cria amizades, favorece a união. Estes fazem parte da família de Jesus porque fazem a vontade do Pai. Amém!