quarta-feira, dezembro 30, 2020

FELIZ 2021 !

WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013







Rio de Janeiro , 30 de dezembro de 2020

 

Queridos Paroquianos de São Conrado,

 

 

Sem dúvidas 2020 ficará na história de todos aqueles que viveram até o dia de hoje, foi um tempo surpreendente e nós surpreendidos por um vírus "misterioso", sobretudo silencioso. Sem estrondos, sem bombas, sem sequer uma declaração de guerra, mas "guerreamos" contra inimigos invisíveis e visíveis.  Não desistimos, não desisti, mantivemo-nos firmes na batalha espiritual com orações e clamores. Perdemos, mas apreendemos.  Aprendemos a invocar a Misericórdia Divina, aprendemos que a perseverança é a melhor arma contra os que nos perseguem e que amar aos inimigos é simplesmente uma dádiva. Cristãos perseguidos no Mundo Inteiro, até mesmo dentro de nossas igrejas. Assistimos igrejas que foram incendiadas e vimos que na nossa própria igreja existem aqueles que a incendeiam, sem fogo, mas apenas com a palavra enganosa, mentirosa e arrogante, porém,  não existe dificuldade para perceber que a grande bênção divina é Jesus Cristo. Deus nos abençoa com a vida divina encarnando-se no seio da Virgem Mãe. Benzer é "dizer bem", "derramar o bem", “invocar o bem” sobre alguém. Deus nos abençoa derramando a bênção do seu Filho sobre nós. Derrama sobre nós a bênção da vida divina. Todo os tempo invocamos os BEM sobre os que nos perseguiram, a nós Católicos Romanos.

O senso comum entende por "bem" a ausência do mal, do sofrimento, de infortúnios. A compreensão Bíblica, entende o "bem" como atitude: assumir o estilo de vida divino. Para isso, a necessidade de acolher o Espírito Santo, vivendo como Jesus viveu. Ser abençoado por Deus, portanto, é acolher o estilo de vida de Jesus Cristo, é tornar-se filho e filha de Deus, vivendo como Jesus, o Filho, viveu.

Um modelo de como viver a filiação divina encontra-se na pessoa de Maria, a Mãe de Deus. O Evangelho propõe o caminho do silêncio e da meditação. Um não pode viver sem a outra; são interligados e interdependentes: silenciar para meditar. Do ponto de vista de modelo, no Advento, a Liturgia apresenta Maria acolhendo o projeto divino; no Natal, Maria aceita as provações presentes no nascimento do Menino Jesus e, agora, na Liturgia da Maternidade Divina, Maria silencia para meditar.

Está evidente, como acontece com todos nós, que Maria não tinha claro o que Deus lhe propunha. Não compreendia tudo, por isso a necessidade de entrar em contato com os fatos pela via do silêncio meditativo. O exercício da meditação não nos permite viver de modo superficial, mas habitua-nos a buscar significados profundos nos acontecimentos existenciais. No início do novo ano, a proposta de encontrar tempos de silêncio e meditação é saudável para a saúde psicológica, para a saúde corporal e para o crescimento espiritual.

"Minha proposta é iniciarmos o novo ano, de 2021, acolher os revezes que a pandemia nos proporcionou é melhor que encher-se de raiva porque os planos feitos no início de 2020 não deram certo. Aceitar o que se colocou contra nós, aceitar o que nos impediu de viver em condições ideais. Isto não significa resignação, achar que não tinha outro jeito; aceitar significa entrar em contato com a situação sem revoltas e sem raivas em nossos corações.  Meditar sobre tudo no silêncio para encontrar significados. O que cada fato da vida significa para mim? Que mensagem está me passando: de raiva ou de aceitação? Não faço e nem aconselho fazer previsões para 2021, apenas convido você, convido toda nossa comunidade, a interceder a Misericórdia Divina para que nos liberte da peste em 2021, para que nos abençoe com sua paz, para que nos livre de todo mal e nos conceda a luz da sua bênção. Feliz Ano Novo!

 

 

 

Padre Marcos Belizário Ferreira

 

Pároco da Paróquia de São Conrado, Rio de Janeiro