terça-feira, abril 16, 2013

"ONDE ESTÁ O PÃO QUE DISTRIBUÍMOS PARA OS POVOS INDÍGENAS?" - 51ª AG DA CNBB

“ESTE GRITO QUE SOBE AOS CÉUS NÃO PODE PASSAR POR NÓS SEM DEIXAR SUA MARCA E NOS COMPROMETER. ISSO TAMBÉM É RESPONSABILIDADE DO ESTADO E PRECISA DE UMA SOLUÇÃO”.


A luta para assegurar os direitos dos povos indígenas foi o tema ao qual se dedicou a Santa Missa da 51ª Assembleia Geral da CNBB desta terça-feira, 16 de abril.

Dom Roque Paloschi, Bispo de Roraima, destacou que ao longo dos últimos 40 anos o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) lutou pelos direitos dos povos indígenas e suas causas.
Ele também agradeceu ao bispo da Prelazia do Xingu (PA), Dom Erwin Kräutler pelas constantes lutas em favor dos indígenas no Brasil.
“Apesar de perseguido, dom Erwin recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Pará em gratidão pela sua luta em defesa dos povos indígenas e pela luta contra construção da Usina de Belo Monte. Convivendo com os povos indígenas a Igreja está sempre presente diante de suas causas”, afirmou.
O título é a maior comenda que a universidade concede a alguém. Desde o início, Dom Erwin abraçou a causa dos povos da Amazônia, envolvendo-se nas lutas concretas dos indígenas, ribeirinhos, operários, e denunciando as injustiças cometidas contra pessoas e povos em situação vulnerável.
Dom Roque afirmou também que esta luta alimenta a esperança de que um mundo mais justo e destacou a exploração de muitos grupos políticos e econômicos que atacam e violam os direitos indígenas.
O bispo chamou atenção para a causa dos índios guaranis kaiowás que estão em pequenas terras e sofrendo ataques.
“Este grito que sobe aos céus não pode passar por nós sem deixar sua marca e nos comprometer. Isso também é responsabilidade do Estado e precisa de uma solução”.
Dom Roque explicou que Jesus multiplica os pães e chamou a atenção para onde está o pão da justiça e paz para os povos indígenas.
“Qual o pão da vida que damos hoje aos povos indígenas? Pois eu respondo que é a coragem profética de lutar por sua dignidade”
A SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS SERVE PARA COMEMORAR A CAUSA INDÍGENA QUE É “UMA CAUSA DO REINO DE DEUS”
Dom Roque presidiu a missa desta terça-feira (16) na 51ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP). A missa foi concelebrada pelos bispos que têm povos indígenas em suas dioceses.

“Cerca de 45 mil índios Guarani-kaiowá vivem confinados em pequenas reservas de terra ou em acampamentos em beiras de estrada. Não bastasse isso, muitos desses acampamentos têm sido covarde e violentamente atacados à bala por jagunços de fazendeiros”.
dom Roque lembra que a causa deve ser tida não somente como a causa de outros, mas uma causa pessoal que entende o significado da corresponsabilidade pela vida no planeta.“Eu responderia: é gratuidade, coragem profética, lucidez e perseverança como diaconia pastoral. Na reciprocidade com os povos indígenas, no dar e receber, nos iniciamos numa ‘Igreja samaritana’, numa vida despojada e pascal. Como advogados da justiça dos povos indígenas defendemos não somente a causa dos outros, defendemos a nossa própria causa e o futuro do planeta Terra”, finalizou. 
Os bispos debatem nesse dia o tema central e ecumenismo e o diálogo inter-religioso. Ainda na pauta do dia, uma palavra da Comissão Episcopal para a animação bíblico-catequética, orientações para as novas formas de Vida Religiosa e Comunidades, criação do Regional do Tocantins, encontros da Vida Monástica e Contemplativa, estudo de um documento sobre os Quilombolas. No final da tarde, o encontro será encerrado com uma celebração ecumênica.
DIA DO ÍNDIO - 19 DE ABRIL
Dia dedicado à valorização da cultura indígena.
Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.