sexta-feira, abril 19, 2013

BISPOS DO BRASIL CARREGAM SÍMBOLOS DA JMJ RIO2013 - 51ª AG DA CNBB


Os símbolos da JMJ adentraram o espaço de eventos ao som da música "Nova Geração" (No peito eu levo uma cruz), na voz dos bispos que num clima de muita alegria entronizaram a Cruz e o Ícone próximos ao palco da plenária. 

Para o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a presença dos símbolos da JMJ na 51ª Assembleia significa os bispos dizendo:
 "agora, nossa Assembleia continua no Rio de Janeiro com a Cruz e o Ícone, reunidos com a juventude, para que os jovens possam sentir a Igreja presente em suas vidas".
A Cruz e o Ícone permaneceram na plenária da Assembleia Geral até o encerramento que nessa sexta-feira dia 19. 
Na quarta-feira, 17 de abril, dom Orani, apresentou aos bispos da 51ª AG da CNBB um panorama de como estão os trabalhos de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013.
 O evento que será realizado no período entre 23 a 29 de julho de 2013, com a presença do Papa Francisco, já conta com mais de 200 mil jovens inscritos. 
A menos de 90 dias da jornada, o arcebispo trouxe para a Assembleia dos Bispos, informações importantes sobre as fases de organização do Rio para receber os jovens que virão de outros 160 países e de diversas partes do Brasil.
“Estamos trabalhando com uma estrutura, juntamente com a prefeitura e governo local”, explicou o arcebispo.
Pelo fato da cidade receber diversos eventos esportivos, culturais e sociais durante o ano todo, Dom Orani acredita que a estrutura que está sendo preparada, atenderá as atividades da Jornada.
 Para ele, a escolha do Rio de Janeiro como sede oficial, vem confirmar que a Arquidiocese, em comunhão com a Igreja do Brasil está prestando um serviço à sociedade e a juventude e, isso significa “um ato de investir nos jovens”, não apenas naqueles que são católicos, mas na juventude de todo o mundo que virá participar na jornada. Na semana que antecede o início da Jornada, muitos jovens participarão da Semana Missionária, que oferecerá diferentes atividades de evangelização.


O COL/Rio (Comitê Organizador Local) traz uma novidade para a jornada que é um tipo de organização chamada de “inteligente”. Assim, a cidade foi dividida por idiomas, para facilitar a participação dos peregrinos nas atividades como as catequeses, missas e palestras, etc.
A cidade está em preparação para acolher os peregrinos e uma grande quantidade de famílias se cadastrou para hospedar os jovens de todo o mundo. Também estarão à disposição dos peregrinos, alojamentos em escolas e universidades. As inscrições para a JMJ/Rio 2013 podem ser feitas até as vésperas do evento. A jornada do Rio oferecerá uma programação como cinemas, teatros, exposições, museus, com o objetivo de garantir a participação dos jovens que não professam a fé católica, mas que irão ao encontro.

SOBRE A VINDA O NOVO PONTÍFICE, DOM ORANI TEMPESTA TESTEMUNHA QUE, ESTE, SERÁ “UM GRANDE MOMENTO DA PRIMEIRA VISITA INTERNACIONAL DO PAPA FRANCISCO AO BRASIL”, PARA “FALAR AO MUNDO ATRAVÉS DA JUVENTUDE E PARA A JUVENTUDE”.

CNBB