domingo, abril 07, 2013

DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA


“...NESTE DIA EM QUE CRISTO, NOSSA PÁSCOA, FOI IMOLADO. ELE É O VERDADEIRO CORDEIRO, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO. MORRENDO, DESTRUÍ A MORTE, E, RESSURGINDO, DEU-NOS A VIDA”.
Homilia - II Domingo da Páscoa - Padre Marcos Belizário
Estamos num contexto eucarístico, as portas fechadas denotam um aspecto negativo (o medo dos discípulos) e um aspecto positivo (o novo estado  de Jesus ressuscitado, para o qual não há barreiras). 


Jesus apresenta-se no meio da comunidade (mais uma referência ao contexto eucarístico), e saúda os discípulos com a saudação da plenitude dos bens messiânicos:
 "A PAZ - SHALON - ESTEJA COM VOCÊS." 
A reação da comunidade é a alegria que ninguém, de agora em diante, poderá suprimir.
Jesus sopra sobre os discípulos e lhes comunica sua própria Missão. 
O sopro recorda Gn 2,7 o sopro vital do Deus que comunica a vida. 
Recordando o Gênesis, João quer dizer que aqui, no dia da Ressurreição, nasce a comunidade dos seguidores de Jesus, aos quais Ele confia sua própria Missão.
Jo 20,19-22 – Jesus se manifesta aos apóstolos – Jesus nos traz a paz. A paz que vem ao coração enche-nos de alegria, pois estamos com Jesus.
A verdadeira Paz é fruto da união com Ele. E essa união deve nos levar a proclamar, a dar um testemunho do Amor que vive conosco, levando a paz ao nosso semelhante. Cumprimos o desejo de Jesus que nos enviou a anunciar a ressurreição.
Jo 20,23 “Àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados”, aí está bem clara a ordem de Jesus para que os seus discípulos perdoem os nossos pecados.
Eu creio nas palavras de Jesus, por isso creio no poder que Ele deu aos padres para nos perdoar os pecados em Seu nome.
Jo 20,24-29 – “Felizes os que não viram e creram”. – “Felizes o que não viram e creram”. Quanta gente deseja ver para crer. 
Ora, o ato de crer é exatamente aceitar o que não é possível ver ou sentir. A fé se fundamenta na palavra daquele que diz e professa o que é verdadeiro com sua autoridade de mestre. Não é preciso ver ou “sentir” Jesus para n’Ele crer. Eu creio Senhor em tua palavra, mas aumentai minha fé. Que ela não seja vacilante. Na aparição Jesus mostra-se VIVO e censura a incredulidade e dureza de coração dos que NÃO crêem na notícia da ressurreição.
  Senhor, que a nossa racionalidade não endureça nosso coração, não enfraqueça nossa fé para que possamos crer na Tua ressurreição, penhor de nossa também. Que eu creia sem contestação, sem “como”, sem “por que”.

Jo 20,30-31 – Primeira conclusão de João – O Evangelho é para que creiamos que Jesus é o Cristo, o messias, aquele que é o autor de nossa salvação. Essa crença nos dá vida, a vida divina, e, também a vida eterna. Quero viver em nome de Jesus, desejo que a minha vida seja vivida por Ele. Pois minha vida pertence a Ele e por Ele deve ser vivida. Ele quer e eu desejo que Ele viva em mim.  “Não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim”. Assim diz São Paulo e eu também quero que isso se realize em mim.








..........