quarta-feira, fevereiro 18, 2015

DESAFIOS DA QUARESMA


As cinzas que os cristãos católicos recebem neste 
dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da 
conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
O tempo da Quaresma é o momento oportuno para que olhemos mais profundamente para o Mistério da Cruz. Olhar para a Cruz, contemplar esse Mistério é ir ao porquê de tudo aquilo que nós faremos durante a Quaresma. As orações, os jejuns e esmolas têm sentido porque nos põem em contato com a Cruz do Senhor.
"Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e nada do que criastes desprezais: perdoais nossos pecados pela penitência porque sois o Senhor nosso Deus" - Sb 11,24-25.27
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
Mais uma Quaresma em nossas vidas. E, como acontece em toda Quaresma, somos desafiados em nosso modo de viver, provocando-nos com propostas de vida que nada tem a ver com a cultura que se cultiva atualmente na sociedade. 
Desafios para mudar de vida, não de modo muito silencioso, mas tocando a trombeta, prescrevendo jejuns, congregando o povo para um novo modo de viver (1ª leitura). Sem ser agressiva, a Quaresma provoca e desafia a não nos contentar com uma vida qualquer, mas a buscar uma vida nova, até mesmo chorando, se for necessário, para que as lágrimas lavem as nódoas deixadas pelos pecados em nossos corações. 
Toda Quaresma é, essencialmente, um desafio que a Igreja lança a cada um de seus membros, através da Palavra de Deus, de ritos e rituais celebrativos e de práticas concretas, como é o caso de jejuns, da esmola, de pequenos sacrifícios... todos finalizados para um novo modo de viver.
Outro desafio da Quaresma é o arrependimento, que consiste na coragem de reconhecer os pecados para nos aproximar de Deus e dos irmãos e, humildemente, pedir perdão. Mas, para isso acontecer existe uma condição: o reconhecimento da misericórdia divina e a confiança de que Deus pode mudar nossa vida; pode criar em nós um coração novo (salmo responsorial).
 Isto nem sempre acontece conosco, principalmente quando valorizamos demasiadamente a força da auto-ajuda, considerando-nos onipotentes em tudo, inclusive no empenho de mudar a própria vida. Também nesse sentido a Quaresma nos desafia a confiar que Deus pode mudar nossa vida, desde que tenhamos o seu Espírito em nosso coração e, para isso, é preciso arrepender-se de nossos pecados e caminhar nos caminhos de Deus.
Paulo é sempre muito desafiador em seus textos e, como não poderia deixar de ser, é ele que lança o terceiro desafio da Quaresma, na celebração desta quarta-feira de cinzas: a reconciliação (2ª leitura). Talvez seja o desafio mais exigente que a Quaresma propõe a cada cristão. Entende-se a reconciliação com Deus, a reconciliação com os irmãos e a reconciliação consigo mesmo. 
Reconciliar-se com Deus é sair da auto-confiança para colocar-se nas mãos da Providência; se isso parece fácil, a propaganda do mundo, para confiar no dinheiro e em outros meios, torna a reconciliação especialmente complicada em nossos tempos. A reconciliação com os irmãos e irmãs, de outra parte, é uma tarefa árdua para quem padece a dificuldade de aceitar e de oferecer o perdão. 
Quantos irmãos e irmãs já se prontificaram a aceitar o desafio de uma reconciliação fraterna, mas fraquejaram quando o orgulho falou mais alto em seus corações. Também reconciliar-se consigo mesmo é desafiador, principalmente quando se pensa que a culpa é sempre dos outros e se é incapaz de se perdoar pelos erros cometidos. Reconciliar-se é um grande desafio quaresmal.
Por fim, Jesus lança o desafio da humildade (Evangelho). 
Um desafio pesado, exigente, nada fácil e nem tranqüilo para ser enfrentado. Num mundo que valoriza tanto a exposição e a ostentação para ser admirado pelos outros, ser desafiado pela humildade é confrontar-se com as exigências culturais da atualidade de querer aparecer; exigência que vivem dentro de cada um de nós.
A humildade desafia-nos à confrontação com os valores do mundo. Acolher o desafio para ser humilde não é tarefa fácil, como se pode pensar, porque as tentações para aparecer, para exibir-se são muito fortes e poderosas e são proclamadas continuamente e com as mais diferentes linguagens. Quem passa pelo desafio da humildade, encontra-se com a paz que somente Deus pode oferecer.

Quatro desafios lançados pela Palavra da celebração da Quarta-feira de Cinzas. Quatro propostas de caminhos que conduzem à conversão e nos fazem ser mais autênticos discípulos e discípulas de Jesus e do seu Evangelho.
---
ABRAG - A Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma foi criada no primeiro semestre de 2000. Ela nasceu a partir da conscientização de médicos especialistas, empresas fabricantes de medicamentos e familiares de pacientes sobre a necessidade de oferecer apoio, educação e informação para familiares e portadores do glaucoma.
A ABRAG conta com o suporte de escolas superiores de Medicina, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Glaucoma, de médicos especialistas e das empresas fabricantes de medicamentos.
Recebeu, através da portaria 912 de 05 de maio de 2009, o título de UPF – Utilidade Pública Federal , publicado no Diário Oficial da União de 06 de maio do mesmo ano.
--