segunda-feira, fevereiro 23, 2015

I DOMINGO DA QUARESMA 2015


(Mc 1,12-15) - Naquele tempo, o Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam. Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira no
I Domingo da Quaresma 2015
Jesus não ensinou propriamente uma "doutrina religiosa" para que seus discípulos a aprendessem e difundissem corretamente. Jesus anuncia, antes, um "acontecimento" que pode ser acolhido, porque pode mudar tudo. Ele já o está experimentando: "Deus está introduzindo na vida com sua força salvadora. É preciso dar-lhe lugar".
De acordo com o evangelho mais antigo, Jesus proclamava esta Boa Notícia de Deus: "Completou-se o tempo. O reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa Notícia". É um bom resumo da mensagem de Jesus: "Aproxima-se um tempo novo. Deus não quer deixar-nos sozinhos. À frente de nossos problemas e desafios. Quer construir junto a nós uma vida mais humana. Mudai a maneira de pensar e de agir. Vivei crendo nesta Boa Notícia."
O que surpreende é que Jesus nunca explica diretamente em que consiste o "reino de Deus". O que ele faz é sugerir em parábolas inesquecíveis como Deus age e como seria a vida se houvesse pessoas que agissem como ele.
Para Jesus o "reino de Deus" é a vida tal como Deus a quer construir. Era esse fogo que ele levava dentro de si.
Para Jesus o "reino de Deus" não é um sonho. É o projeto que Deus quer levar adiante no mundo. O único objetivo que seus seguidores devem ter. Como seria a Igreja se se dedicasse a construir a vida tal como Deus quer, não como a querem os senhores do mundo? Como seríamos nós, os cristãos, se vivêssemos convertendo-nos ao reino de Deus? Como lutaríamos pelo pão de cada dia para todo ser humano? Como gritaríamos: "Venha o teu reino?".
Para conhecer o centro da fé cristã a primeira coisa é captar o que foi para Jesus seu objetivo, o centro de sua vida, a causa a qual se dedicou de corpo e alma.
O objetivo de Jesus foi introduzir no mundo o que ele chamava de “reino de Deus”: uma sociedade estruturada de maneira justa e digna para todos, tal como Deus a quer.
Quando Deus reina no mundo, a humanidade progride em justiça, solidariedade, compaixão, fraternidade e paz. A isso se dedicou Jesus com verdadeira paixão. Por isso foi perseguido, torturado e executado. "O reino de Deus" foi o absoluto para ele.
A conclusão é evidente: a força, o motor, o objetivo, a razão e o sentido ultimo do cristianismo é o "reino de Deus'', não outra coisa. O critério para medir a identidade dos cristãos, a verdade de uma espiritualidade ou a autenticidade do que a Igreja faz é sempre "o reino de Deus". Um reino que começa aqui e alcança sua plenitude na vida eterna.
A única maneira de olhar a vida como Jesus a olhava, a única forma de sentir as coisas como Ele as sentia, o único modo de agir como Ele agia, é orientar a vida para construir um mundo mais humano.
O Reino é a realidade que Deus planejou para nós, através da qual o mal vai sendo vencido pelo bem, a injustiça é vencida pela justiça, a falsidade dos corruptos, pela transparência e pela honestidade. O Reino de Deus se manifesta em Jesus,  que o inicia com uma clara proposta de conversão e com uma mensagem muito clara e direta: a necessidade de não se deixar vencer pela tentação. 
Não se deixar levar por nenhuma tentação, especialmente aquelas que prejudicam outras pessoas; particularmente aquelas que colocam ou podem nos colocar no caminho da corrupção. Na cena da tentação de Jesus, o demônio é um corrupto que procura corromper Jesus oferecendo a ele riquezas, poder e fama em troca de favores. Jesus ensina para cada um de nós, mas especialmente para a sociedade brasileira, para aqueles que mereceram a confiança do povo, nas eleições, a não cederem à tentação da corrupção, porque esta é obra do demônio. Toda corrupção é uma tentação que vem do demônio; é um pecado social grave.
PRECES DA COMUNIDADE
Irmãos e irmãs, conscientes de que o Senhor nosso Deus é força para a vitória sobre a tentação, elevemos confiantemente nossas preces dizendo com toda a Igreja:
T. NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO

1. Senhor, grande é a tentação das riquezas. Por isso, vos pedimos:
2. Senhor, grande é a tentação de pensarmos apenas em nós mesmos. Por isso, vos pedimos:
3. Senhor, grande é a tentação de nos omitirmos diante dos problemas de nosso mundo. Por isso, vos pedimos:
4. Senhor, grande é a tentação de vos procurar apenas para a satisfação de nossas necessidades imediatas. Por isso, vos pedimos:
5. Senhor, grande é a tentação de não nos comprometermos com a comunidade, buscando um cristianismo individualista. Por isso, vos pedimos:
6. Senhor, grande é a tentação de buscarmos esperança apenas para nós mesmos, esquecendo-nos de transmitir esperança também aos que sofrem. Por isso, vos pedimos:
7. Senhor, grande é a tentação da violência, que nos leva a esquecer a importância do perdão, da reconciliação e da fraternidade. Por isso, vos pedimos: