domingo, fevereiro 08, 2015

DOMINGO, 8 DE FEVEREIRO: DIA DE ORAÇÃO CONTRA O TRÁFICO HUMANO


A iniciativa tem como tema: “Acenda uma luz contra o tráfico de pessoas”. É promovida pelos Pontifícios Conselhos dos Migrantes e da Justiça, em parceria com a União Internacional dos Superiores

 Após a oração mariana do Angelus, o Papa recordou que neste dia 8 de fevereiro, memória litúrgica de santa Josefina Bakhita, a Igreja celebra o primeiro Dia internacional de oração contra o tráfico de pessoas.
“Encorajo os que estão empenhados em ajudar homens, mulheres e crianças escravizados, explorados e abusados como instrumentos de trabalho ou de prazer e, com frequência, torturados e mutilados. 

Faço votos que os que têm responsabilidade de governo trabalhem com decisão para remover as causas desta vergonhosa chaga: é uma chaga vergonhosa indigna de uma sociedade civil. 

Cada um de nós se sinta empenhado em ser vos desses nossos irmãos e irmãs, humilhados em sua dignidade”, disse o Papa, rezando uma Ave-Maria com os fiéis na Praça S. Pedro pelas vítimas e suas famílias.
Além do apelo na Praça S. Pedro, o Papa aderiu à iniciativa acendendo simbolicamente uma luz no site lançado para a ocasião. É possível fazer o mesmo, acessando o endereço http://a-light-against-human-trafficking.info/

O primeiro Dia internacional de oração contra o tráfico de pessoas é uma iniciativa da União dos Superiores-Gerais masculinos e femininos, promovido pelos Pontifícios Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes e da Justiça e da Paz, e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, gravou uma mensagem em vídeo convidando o povo brasileiro a participar dessa iniciativa
“RESERVEMOS NESTE DIA UM TEMPO PARA ACENDERMOS UMA VELA E TAMBÉM PARA FAZERMOS UMA PEQUENA ORAÇÃO PELAS VÍTIMAS DO TRÁFICO HUMANO” Dom Raimundo Damasceno (CNBB)

A Campanha Missionária de 2014, promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) também alertou sobre a realidade do tráfico humano. As vítimas desse crime representam a escravidão moderna.
 O tema escolhido foi “Missão para libertar” e do lema: “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4,18). 
A missão para libertar está no centro da mensagem cristã e denuncia toda prática perversa de exploração, em que os seres humanos são tratados como mercadoria.
Entre as organizações que realizam um trabalho permanente de prevenção e combate ao Tráfico Humano encontra-se a “Rede Um Grito pela Vida” formada por aproximadamente 150 religiosos e religiosas de diversos Regionais e Congregações, e que desde 2006 é parte constitutiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Nacional.

Nesse domingo, dia de Santa Bakhita, o cardeal João Braz de Aviz presidirá uma missa em memória das 21 milhões de vítimas do tráfico para diversos fins, como exploração sexual, trabalho forçado, tráfico de órgãos e adoções ilegais, segundo o Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Escritório da Organização das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Unodc).

RADIO VATICANO/CNBB/POM
--