domingo, fevereiro 22, 2015

PARÓQUIA SÃO CONRADO REALIZA PRIMEIRA ASSEMBLEIA PAROQUIAL

"A IGREJA NÃO É O REINO DE DEUS, MAS TEM A TAREFA DE LEVAR O REINO DE DEUS A TODOS"

Nos dias 20 e 21/02/2015, foi realizada a primeira assembleia paroquial da Paróquia São Conrado - RJ. Os participantes juntamente com o Pároco Pe. Marcos Belizário e Pe. França Miranda se reuniram na Casa de Retiros Padre Anchieta.
A assembleia teve início com oração na Capela seguida de palestra proferida pelo Padre  França Miranda. Após as conclusões no segundo dia, Padre Marcos presidiu a Missa do I Domingo da Quaresma às 18h.
20 e 21 de fevereiro de 2015
Casa de Retiro Padre Anchieta

“JESUS MOSTRA POR ATITUDES, MAIS QUE PALAVRAS O QUANTO É IMPORTANTE A PESSOA HUMANA. DÁ-SE INICIO AO REDOR DELE UM GRUPO QUE LEVARÁ À SOCIEDADE A PAZ, POIS O SER HUMANO SÓ SERÁ FELIZ QUANDO O OUTRO, IRMÃO OU IRMÃ SEJA QUEM FOR, ESTIVER TAMBÉM FELIZ. A IGREJA NÃO É O REINO DE DEUS, MAS TEM A TAREFA DE LEVAR O REINO DE DEUS A TODOS. SER BATIZADO NÃO É ALGO ESTÁTICO, MAS É CONTINUAR O TRABALHO DE JESUS. TODO CRISTÃO É MISSIONÁRIO, SE NÃO FOR NÃO É CRISTÃO”
Padre França Miranda 
 
PALAVRAS DO PÁROCO
"Entre a noite do dia 20 de fevereiro e todo o sábado, 21 de fevereiro, realizamos a Primeira Assembleia da Paroquia de São Conrado, o encontro foi coordenado por mim, Padre Marcos e com a participação efetiva de 39 membros, seguem os nomes dos paroquianos que estiveram reunidos: Carol e José Carlos, Carol e Fernando, Tânia e Marcos, Cristiane e Jorge, Antônio e Luciana, Maria Lúcia e Hugo, Marco Antônio e Angela, Vânia e Randolfo, Renaldo e Mariza , Jane, Miriam, Thomaz, Maria Rita, Nelly, Flô, Naiara, Francisco, Sandra, Clélia, Elizabeth, Maria Cristina, Fábio, Gina , Vanuza, Sônia Venâncio, Ana Lídia e Paula. 
Contamos ainda com a carinhosa e importantíssima palestra que motivou nossos trabalhos, a mesma foi proferida pelo   querido Padre França Miranda sj.
Assuntos em pauta: 1) Qual minha participação na comunidade paroquial? 2) Como posso concretizar minha vocação cristã que é missionária? 
3) Que iniciativas deveriam ser oferecidas pela paróquia em vista do que foi exposto? (exposto na palestra do Padre França Miranda).
Após a reunião de grupos e apresentação dos trabalhos chegamos a algumas conclusões e ações concretas.
Foi aprovada a Pastoral da Cultura que através de eventos diversos tentará arrecadar fundos, verbas para a Paróquia. O Recadastramento dos dizimistas. Agendamento de um encontro para formação de novos agentes de pastorais que querem trabalhar na igreja mas se sentem despreparados para assumir ações pastorais. A Pastoral do recém-nascido deverá dar maior prioridade aos moradores da Comunidade de Vila Canoas. Aprovada a Pastoral Litúrgica que deverá realizar um encontro para estabelecer metas de trabalho de acordo com as orientações da Igreja no Brasil".
“SE EU POSSO INFLUENCIAR DENTRO DE UMA COMUNIDADE, ENTÃO DEVO FAZER”
Pe França Miranda
“CADA UM DE NÓS TEM UM CARISMA. É DIFÍCIL ALGUÉM DIZER QUE NÃO PODE FAZER NADA. A CULTURA HOJE É DE PARTICIPAÇÃO. CADA UM TEM FÉ NO QUE O ESPÍRITO SANTO NOS TOCOU. O ESPÍRITO SANTO FAZ CONTINUAR O TRABALHO DE JESUS.  LEMBRA-NOS SÃO PAULO “OFERECEI-VOS A VÓS MESMOS”.
Padre França Miranda
Homilia de Padre Marcos Belizário Ferreira
CONVITE PARA MUDAR DE VIDA

Mudar de vida é o apelo que acabamos de ouvir no Evangelho. “Convertei-vos”, diz Jesus. Mas, ninguém muda de vida se não tiver um bom motivo, se não perceber firmeza em algo melhor depois da mudança. Jesus apresenta um bom motivo para mudar: “o Reino de Deus está próximo”. Ou então, dizendo em outros termos: “o projeto de vida para a humanidade está próximo”. Em outras palavras, o motivo para se mudar de vida, para se entrar na estrada da conversão é assumir o projeto de Deus, que conhecemos como “Reino de Deus”. 
 
No contexto da Campanha da Fraternidade deste ano de 2015, o plano divino, o projeto do Reino de Deus, convoca a sociedade brasileira a uma purificação total, representada na figura do dilúvio, como ouvimos na 1ª leitura. É preciso lavar o Brasil com uma água que tire tudo aquilo que nega a fraternidade, que nega as possibilidades de vida para todos. Quem corrompe e quem se deixa corromper não é capaz de vencer a tentação do “deus dinheiro” e acaba prejudicando milhões de pessoas e de famílias.
A CORRUPÇÃO É OBRA DO DEMÔNIO
O Reino é a realidade que Deus planejou para nós, através da qual o mal vai sendo vencido pelo bem, a injustiça é vencida pela justiça, a falsidade dos corruptos, pela transparência e pela honestidade. O Reino de Deus se manifesta em Jesus,  que o inicia com uma clara proposta de conversão e com uma mensagem muito clara e direta: a necessidade de não se deixar vencer pela tentação. Não se deixar levar por nenhuma tentação, especialmente aquelas que prejudicam outras pessoas; particularmente aquelas que colocam ou podem nos colocar no caminho da corrupção.
 Na cena da tentação de Jesus, o demônio é um corrupto que procura corromper Jesus oferecendo a ele riquezas, poder e fama em troca de favores. Jesus ensina para cada um de nós, mas especialmente para a sociedade brasileira, para aqueles que mereceram a confiança do povo, nas eleições, a não cederem à tentação da corrupção, porque esta é obra do demônio. Toda corrupção é uma tentação que vem do demônio; é um pecado social grave.
PREPARAR-SE PARA A MISSÃO DO REINO
O Evangelho dizia que Jesus ficou 40 dias no deserto e tinha sido tentado pelo demônio.  O deserto, como tantas vezes comentado em nossas reflexões, é um local e, ao mesmo tempo, uma experiência de Deus. Este é um lado da Quaresma.
 O outro lado da Quaresma é o convite para fazer experiência de Deus no deserto. O convite para experimentar Deus no silêncio, como é silencioso o deserto. Um convite que vem com o aval de uma experiência fortíssima: a própria experiência de vida de Jesus. A 2ª leitura dizia que o Batismo não serve como banho para limpar a sujeira do corpo, mas como súplica “para obter uma boa consciência”. 
A porta para entrar no silêncio do deserto é a própria vida, é o próprio coração, onde silenciosamente, quer dizer, sozinhos diante de Deus, podemos examinar nossa consciência e verificar se pensamos como Deus ou se pensamos com os valores e os pensamentos do mundo. Papa Francisco insiste muito neste aspecto, de pensar com os pensamentos de Deus, de iluminar nossos pensamentos no Evangelho e não com os valores do mundanismo.
 Para isso, diz Francisco, é preciso ir contracorrente.  E este ir contracorrente tem muito a ver com a Campanha da Fraternidade deste ano de 2015.
cf liturgia.pro

--