sexta-feira, novembro 25, 2016

PREPARANDO A FESTA DE SÃO CONRADO




OLHAR O CRISTO 


O meio mais seguro para progredir na vida espiritual é olhar para Jesus, para Maria, olhar para o modelo e não para si . 


É preciso voltar-se para Deus , colocar todos os atos sob o olhar de Deus : então nos daremos conta de que não fizemos grande coisa e isso nos coloca na verdade. Com efeito, é preciso dizer em seu coração que é o cristo que você quer amar acima de tudo. É normal pensar em si, mas se você fosse “noiva' pensaria sempre no seu “noivo”. 

Do mesmo modo, você deve sempre pensar em Cristo!

Contemplá-lo, compreender o que ele quer lhe dizer, descobri-lo. 

O importante é pensar no Cristo que habita em nós, que nos ama, que nos chamou a viver aqui. Nada de se preocupar com o que alguém pensa de nós ou se nos saímos bem… é preciso ir além de todas essas coisas e viver mais profundamente, pensar no Cristo, reconhecê-lo através de tudo. É isso a vida interior. É uma luta que faz desaparecer o egoísmo, quer dizer, tudo o que nos centra em nós mesmos num nível não suficientemente alto. É preciso chegar pouco a pouco a desaparecer, para deixar todo espaço para Cristo, só pensar nele, só agir por ele. Como as criancinhas, esquecermo-nos, com o olhar voltado para Alguém que os sustenta. 

O importante é o lugar que damos a Cristo em nossa vida, nossa relação com deus, como Deus nos vê. 

Pensar em Cristo é o que mais nos deve transformar. É o amor da imitação de Cristo, a reprodução de suas atitudes que deve ser a busca profunda de nossa vida. Isso nos liberta daquilo que mal conhecemos de nós mesmos.

É também um remédio para ter boas relações com os outros, de outra forma fica-se em nível muito baixo. 


VIVER NA PRESENÇA DE CRISTO 


O recolhimento consiste em ter o pensamento absorvido pelo Cristo. Daí ficarmos em silêncio. 


Precisamos trabalhar mais que tudo na lembrança do Cristo. É preciso, na verdade, que desde o início você chegue a conviver com a presença de Cristo em sua vida. Não é fácil, porque não o vemos. 

Nossa inteligência deve estar sempre ocupada com alguma coisa e é preciso que seja o Cristo seu objeto. 


Vocês se consagraram a Cristo, é preciso viver com ele de verdade, lembrar-se de que ele está presente em nós. Quando se chega ao fim da vida, damo-nos conta de que não o fizemos como deveríamos. 


Dizer a si mesmo que o Cristo não teria agido assim, não teria pensado assim; desse modo poderão avançar a grandes passos. 


É preciso caminhar para a santidade. Sair de si mesmo, isto é, estar ocupado pelo pensamento de Cristo. Então, se acontecer uma tentação de julgar alguém, por exemplo, de julgar uma atitude, é só voltar-se para Cristo e perguntar-lhe o que ele pensa (sobre o assunto).


É normal querer agir bem, ter um bom julgamento, mas é sempre preciso que tudo seja referido a Cristo. Ter o gosto e sede de ter Cristo como ponto de referencia para tudo