segunda-feira, novembro 21, 2016

SOLENIDADE DE CRISTO REI





Acabamos de ouvir o Evangelho da crucifixão de Jesus. Um modo de apresentar a Cruz como o trono de Jesus Cristo. É do alto da Cruz que Jesus se apresenta como Rei do Universo. Hoje, no contexto do encerramento do Ano Santo da Misericórdia, nós olhamos para a Cruz de Jesus Cristo como trono da misericórdia divina. É para este trono que dirigimos nossos olhares implorando misericórdia para nossas vidas pessoais. Todos somos necessitados da misericórdia divina. Todos precisamos ser tocados pela misericórdia divina, para que possamos ser misericordiosos como o Pai. É neste trono de misericórdia, a Cruz de Jesus Cristo, que o Coração divino foi transpassado, motivo pelo qual vemos na Cruz de Jesus a fonte aberta da misericórdia divina. A espiritualidade da misericórdia passa necessariamente pela Cruz de Jesus e pelo seu lado aberto. Só pode ser misericordioso quem for capaz de oferecer a própria vida, para que a vida seja plena em todos os sentidos. Não se vive a misericórdia sem espiritualidade e não existe espiritualidade da misericórdia sem a Cruz de Jesus. 


Obras de misericórdia

Iluminando-nos na 2ª leitura, compreendemos que as obras de misericórdia espirituais e materiais não podem ser minimizadas a um simples sentimento, mas é proposta para torná-la ativa em relacionamentos que sejam capazes de reconciliar pessoas com a vida. Isto também deve acontecer em nossa comunidade. O Ano Santo da Misericórdia termina como proposta, mas as atividades de misericórdia devem continuar entre nós, principalmente no esforço que somos chamados a fazer em favor dos mais pobres e necessitados de nossa comunidade. Falando do Evangelho, referi-me à espiritualidade da misericórdia com o desejo que todos nós sejamos capazes de cultivar um espírito misericordioso dentro de nossos corações. Quando as obras e tudo o que fazemos são motivadas por uma espiritualidade, elas se sustentam. Se forem motivadas pela emoção, elas duram um tempo e definham. Por isso, o legado do Ano Santo da Misericórdia que espero para cada um de nós e para nossa comunidade é este: crescer ainda mais na espiritualidade da misericórdia, para que as obras de misericórdia que fizermos entre nós, possam frutificar e reconciliar tantos irmãos e irmãs com a vida, com as suas famílias e com o próprio Deus. Amém! 
















Quarto dia da Novena à São Conrado