segunda-feira, agosto 14, 2017

19 DOMINGO DO TEMPO COMUM



Hoje, neste Domingo dedicado ao Dia dos Pais, iniciamos também a “Semana da Família”. É uma semana que a Igreja, aqui no Brasil, convida todas as comunidades cristãs a refletir sobre a vocação da família dentro da sociedade. O tema da Semana da Família deste ano é: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. Facilmente se intui, pelo tema, que a sociedade vive num processo de escurecimento e que a família é a chamada a iluminar a vida social com uma luz nova que, para nós, é a luz do Evangelho. A 1ª leitura relata a fuga de Elias porque estava sendo ameaçado de morte. Fugir da morte, fugir para salvar a vida. O Evangelho relata o medo dos Apóstolos ao verem Jesus caminhando sobre as águas, na escuridão da noite, e, igualmente, o medo de Pedro de afundar nas águas do lago. Medo e escuridão. O medo produz fugas e afundamento.

Mesmo que seja justo para Elias fugir para salvar a vida, Deus não o quer escondido numa caverna, mas o quer no meio da sociedade, acendendo a sua luz divina para iluminar a sociedade. Deus não quer que nossas famílias transformem suas casas em cavernas, para esconder famílias com medo da sociedade. Ao contrário, quer que as famílias vivam no meio da sociedade para iluminá-la com a luz do Evangelho. A família cristã não se acovarda e nem foge por medo, mas sai para viver no meio da sociedade, iluminando-a com a luz do Evangelho. Tem ainda o susto dos Apóstolos, num lago em tempestade; o medo de afundar nas águas turbulentas da tempestade, da parte de Pedro. Mesmo que seja natural assustar-se diante da tempestade da corrupção, das drogas, de alcoolismo, de perversidade, de violência... não se pode viver assustado com tudo isso. É preciso sair de casa e acender uma nova luz na sociedade. Esta é a vocação da família cristã nestes tempos tão turbulentos que vivemos.


Seria imprudente, da minha parte, se eu sugerisse que nossas famílias saíssem de qualquer jeito de suas casas para a escuridão da sociedade. Antes de fazer isso, é preciso que a família acenda a luz divina em suas vidas. Esta luz não se acende com trovoadas, tempestades e gritos dentro de casa, como foi a experiência de Elias, mas se acende com a alegria de viver em paz, na família. Como Elias, encontramos Deus na brisa suave da conversa, do desculpar as ofensas, do perdão, da ajuda mútua que dentro de casa um oferece ao outro. Mas, quando as tempestades aparecerem, quando o susto tomar conta do barco de nossas casas, como aconteceu com os Apóstolos, então é preciso ouvir e crer na Palavra de Jesus: “não tenham medo, sou eu”. É assim que, diferentemente de Pedro, andaremos sobre águas turbulentas e não afundaremos porque nossa fé é firme. Fortalecidos com a paz e com a fé nossas famílias poderão acender a luz do Evangelho no meio da sociedade. Amém!