quinta-feira, agosto 02, 2018

02 DE AGOSTO, NOSSA SENHORA RAINHA DOS ANJOS


Origem


Este lindo título de Nossa Senhora possui origens franciscanas. A Ordem dos Frades Menores é proprietária da grandiosa basílica de Santa Maria dos Anjos, que está situada em uma planície perto de Assis, na Itália. Dentro da basílica existe a capela da Porciúncula, que foi onde São Francisco faleceu. O local é considerado como o lugar onde foi fundada a Ordem Franciscana.

Uma capela única


Ninguém sabe com certeza a origem da capela, mas diz a tradição que um grupo de peregrinos que voltava da Terra Santa a construiu e que nela havia uma relíquia do túmulo de Nossa Senhora. Tal relíquia era muito venerada. Quando os fiéis se reuniam na capela para rezar, eles podiam ouvir o coro dos anjos, motivo pelo qual a capela e a posterior basílica foram chamadas de Nossa Senhora dos Anjos.

O amor de São Francisco pela Porciúncula

O Frei Tomás de Celano, autor da primeira biografia de São Francisco, conta sobre o quanto o santo amava aquele lugar dedicado a Nossa Senhora denominado "Porciúncula", que significa "Pedacinho": "O santo teve uma preferência especial por esse lugar, quis que os frades o venerassem de maneira toda particular e quis que fosse conservado como espelho de toda a sua Ordem na humildade e na altíssima pobreza, deixando sua propriedade para outros e reservando para si e para os seus apenas o uso (...) O bem-aventurado pai dizia que lhe tinha sido revelado por Deus que Nossa Senhora tinha uma predileção por aquele lugar, entre todas as igrejas construídas no mundo em sua honra. E era por isso que o santo gostava mais dela que das outras". (Tomás de Celano, Vida II, Primeiro Livro, cap. 12).

A indulgência do Dia do Perdão


A Porciúncula foi a capela onde São Francisco recebeu a grandiosa indulgência do "Dia do Perdão", comemorado todos os anos no dia 2 de agosto. Até os dias atuais, a festa do Perdão é uma das festas mais importantes para a Ordem Franciscana. Muito tempo depois, Papa Pio XII estendeu a indulgência para toda a Igreja Católica.

A devoção a Nossa Senhora Rainha dos Anjos no Brasil


Existem seis paróquias dedicadas Nossa Senhora Rainha dos Anjos no Brasil. Existem também maravilhosos conventos e templos nas cidades de Cabo Frio (RJ), Penedo (Alagoas), e Ouro Preto (MG).

Oração a Nossa Senhora Rainha dos Anjos


“Augusta Rainha dos Céus e Senhora dos Anjos, Vós que recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, humildemente vos rogamos: enviai vossas Santas Legiões de Anjos, para que, às Vossas ordens, persigam os infernais espíritos, combatendo-os por toda parte, confundam sua audácia e os precipitem no abismo. Quem como Deus? Santos Anjos e Arcanjos, defendei-nos e guardai-nos. Ó Maria, Rainha dos Anjos, mandai a São Miguel defender-nos em todas as ocasiões de perigo da alma e do corpo. Amém.”