segunda-feira, agosto 06, 2018

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM



Há pessoas que desejam sinceramente encontrar a Deus , mas não sabem que caminho seguir. Sem dúvida, cada um deve fazer seu percurso pessoal, e ninguém pode assinalar-nos de fora os passos concretos que devemos dar, mas há sugestões que podem ajudar a todos nós. Eis a seguir algumas. 

Se buscas a Deus , antes de tudo deixa de ter medo Dele. Há pessoas que, quando ouvem falar de Deus , começam a pensar em suas misérias e pecados. Este tipo de medo de Deus está afastando dele. Deus te conhece e te ama. Ele saberá encontrar o caminho para entrar em tua vida , por medíocre que sejas. 

Não tenhas pressa. Atua com calma. Há pessoas que, durante uns dias, fazem muitas coisas : rezam , leem livros, buscam métodos para fazer oração. Mas aos poucos abandonam tudo e voltam à sua vida de sempre. Tu deves caminhar devagar. Descobre humildemente tua pobreza e necessidade de Deus . Ele está no final de todos os teus esforços . Já está junto de ti, desejando fazer-te viver. 

Desce ao teu coração e chega até as raízes mais secretas de tua vida . Tira as máscaras. Como vais caminhar disfarçado ao encontro com Deus ? Não tens necessidade de ocultar tuas feridas nem tua desordem . Pergunta-te sinceramente: O que anda buscando na vida? Por que não há paz em meu coração? O que preciso viver com mais alegria? Por aí encontrarás um caminho para chegar a Deus . 

Aprende a rezar. Pode fazer-te bem buscar um lugar tranquilo e reservar um tempo apropriado. No começo não saberás o que fazer, e podes sentir-te até incômodo. Faz tanto tempo que não paraste diante de Deus, busca na Bíblia o Livro dos Salmos e começa a recitar bem devagar algum deles. Para só naquelas frases que te dizem algo. Sem tardar descobrirás que os salmos refletem teus sofrimentos e tuas alegrias, teus anseios e tua busca de Deus . Quando tiveres aprendido a saboreá-los , já não os deixarás. 

Toma o Evangelho em tuas mãos. Não é um livro a mais. Nele encontrarás Jesus . Ele é o verdadeiro caminho que te levará a Deus. Toma tempo para lê-lo e saboreá-lo. Costuma-se dizer que o Evangelho é uma “regra de vida”. É verdade. Mas antes de tudo é uma “boa notícia”. Medita as palavras de Jesus e seus gestos. Sentirás que algo começa a mover-se em teu coração. Jesus te irá sanando . Ele te ensinará a viver . 

Se és constante e segues alimentando tua vida nesses evangelhos que te conduzem a Jesus, um dia descobrirás quanta verdade encerram suas palavras. “ EU SOU O PÃO DA VIDA. QUEM ME SEGUE NÃO PASSARÁ MAIS FOME, E QUEM CRÊ EM MIM NUNCA MAIS TERÁ SEDE”