sábado, agosto 11, 2018

PADRE MARCOS BELIZÁRIO, 27 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL



1. Rezar sem cessar
“Porque podemos ser ‘pescadores de homens’ somente se nós por primeiros reconhecemos ter sido pescadores da ternura do Senhor”, explicou. “A nossa vocação começou quando, abandonada a terra do nosso individualismo e de nossos projetos pessoais, nos encaminhamos para a santa viagem, entregando-nos ao Amor que nos procurou e à Voz que fez vibrar o nosso coração”.
“Se não permanecemos intimamente ligados a Ele, não teremos uma boa pesca. Rezem sempre, eu recomendo!”.
Neste sentido, explicou a importância da oração para cada sacerdote: “A oração, a relação com Deus, o cuidado da vida espiritual dão alma ao ministério, e o ministério dá corpo à vida espiritual: o sacerdote se santifica e santifica os outros no exercício concreto do ministério, especialmente rezando e celebrando os Sacramentos”.

2. Caminhar sempre
O sacerdote sempre está em caminho, sublinhou o Papa. “Nunca poderá se sentir satisfeito nem poderá apagar a inquietação saudável que o leva a estender as mãos ao Senhor para se deixar formar e encher”.
Portanto, o sacerdote deve “se atualizar sempre e permanecer aberto às surpresas de Deus”. Nessa abertura ao novo, “os sacerdotes jovens poder ser criativos na evangelização, frequentando com discernimento os novos lugares da comunicação”.

3. Partilhar com o coração.
“A vida sacerdotal não é um escritório burocrático ou um conjunto de práticas religiosas ou litúrgicas para atender. Ser sacerdote significa arriscar a vida pelo Senhor e pelos irmãos, carregando na própria carne as alegrias e angústias do povo, dedicando tempo e escuta para curar as feridas dos outros, oferecendo a todos a ternura do Pai”, concluiu o Papa.