sábado, agosto 03, 2019

SER MULHER À LUZ DA BÍBLIA - LÍDIA (AT 16,11-15;40)





O apóstolo Paulo seguia em sua segunda viagem missionária, ele intencionava seguir para a Ásia mas o Espírito Santo lhe deu outra direção: a Europa.

Deus queria que seu servo Paulo levasse a Boa Nova do Evangelho às cidades prósperas da Macedônia. A Europa precisava ser evangelizada e a semente do evangelho foi lançada naquelas terras pelo apóstolo Paulo através de uma mulher forte, porém, de coração meigo. O seu nome era Lídia.

Lídia é mencionada em apenas duas passagens breves na bíblia, no livro dos Atos dos Apóstolos (At 16,11-15; 40). O que ela revela no diz muito a seu respeito.Comerciante próspera de grande destaque, trabalhava na indústria têxtil com tecidos finos que eram tingidos de púrpura, cor roxa, muito apreciada, possuindo grande valor monetário em sua época.

Lídia viera de Tiatira da Ásia Menor mas estava em Filipos na Macedônia que era a “porta de entrada” da Europa.
Ela não era judia mas possivelmente convertida ao Judaísmo. Podemos perceber isto pelo fato de, no sábado, ela estar entre o povo de Deus para ouvir as escrituras, aprender e orar. Era uma mulher temente a Deus.

Havia naquela cidade um lugar de oração à beira do rio. No sábado, como sempre fazia, lá estava Paulo falando de Jesus de Nazaré para os judeus. Naquele dia, o texto de Lucas nos diz que, assentados à beira do rio, Paulo e seus companheiros falaram a algumas mulheres ali reunidas. Entre elas, estava Lídia. E, ali, à beira do rio, ouvindo a palavra de Deus e reconhecendo Jesus de Nazaré como o verdadeiro Messias prometido a Israel, ela tornou-se cristã: “O Senhor abre seu coração, de modo que ela escuta com atenção as palavras de Paulo” (At 16,14).

Lídia foi a primeira pessoa da comunidade de Filipos que aceitou a mensagem do evangelho anunciada por Paulo. Ela é batizada e transmite às pessoas que moravam com ela a sua nova fé e as coisas que havia aprendido, todos foram batizados (At 16,15).

Lídia com certeza constrangeu o apóstolo Paulo e seus companheiros ao convidá-los a ficarem em sua casa. Ela havia compreendido a grandiosidade da visita deles naquela cidade e logo quis servir ao seu Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A casa de Lídia foi fundamental para o estabelecimento da comunidade cristã em Filipos pois passou a ser o lugar onde esta se reuniria para continuar a manter sua ligação com o anúncio de Paulo e Silas.

Quando Paulo e Silas foram libertados da prisão, eles foram mais uma vez até Lídia. E lá os cristãos já estavam reunidos como igreja. Lídia abriu as portas da Europa para a evangelização. “Ali encontraram os irmãos, confortaram-nos e seguiram” (At16,40).
Uma antiga tradição cristã a respeito do culto aos santos demostra que Santa Lídia foi uma das primeiras santas a ser venerada dentro da fé católica.

As formalidades da canonização levam frequentemente muitos anos. Foram, porém, curtíssimos ao tratar-se de Santa Lídia. Foi Barónio (+ 1607) que, em 1586, com sua própria autoridade, a introduziu no Martirológio romano, cuja revisão lhe estava entregue.

O dia de Santa Lídia é comemorado em 03 de agosto.
Mãe, você tem aproveitado as oportunidades que Deus lhe dá para servi-Lo?

Observando a vida de Lídia, em que você parece com ela?

1.   Lídia era conhecida como uma mulher temente a Deus. Você aproveita as oportunidades para servir a Deus com sua vida?
2.   Abriu as portas de sua casa para acolher os missionários. Você é uma mulher hospitaleira?
3.   Transformou sua casa em uma igreja doméstica. Você tem tirado um tempo para a oração familiar?
4.   Era uma empreendedora mas reunia com outras mulheres aos sábados, a beira de um rio para orar. Você tem sido uma mulher de oração?
5.   Compartilhou o conhecimento da palavra ouvida por Paulo para os seus. Quem sabe você foi a primeira a buscar a Deus na sua casa. Você tem dado testemunho de sua fé para seus parentes e amigos?
6.   Serviu à causa de Jesus com os seus bens. Você tem sido uma mulher desprendida para as coisas de Deus?
7.   Lídia estava no lugar de oração, no dia de oração. E você tem estado presente aos domingos para a celebração eucarística?

Que o Senhor nos transforme em mulheres corajosas, atentas e obedientes ao seu chamado!
Santa Lídia, rogai por nós!

Kátia Regina Pereira Fernandes
Coordenadora Nacional de Formação

Referências Bibliográficas

1.   Grun, Anselm e Jarosch, Linda – Mulheres da Bíblia
2.   Estudo do Atos dos Apóstolos – Pe Roger Araújo – Sacerdote da Canção Nova
3.   Bíblia Sagrada – tradução CNBB