segunda-feira, dezembro 02, 2019

DOMINGO DO ADVENTO










1 – Ir ao encontro do Senhor com o olhar divino

Como anunciado no início da celebração, estamos iniciando com este 1º Domingo do Advento, um novo Ano Litúrgico. A Palavra dos dois primeiros Domingos do Advento anuncia a 2ª vinda de Jesus Cristo, como descrito no Evangelho desta celebração. Neste ano, teremos somente este Domingo, porque no próximo celebraremos a Solenidade da Imaculada Conceição. A proposta da Palavra e as orações desta celebração convidam a ir ao encontro do Senhor com quatro verbos: ouvir, acolher, interiorizar e anunciar. Ouvir a Palavra, acolher a Palavra, interiorizar — quer dizer, colocar esta Palavra na vida pessoal — e anunciá-la. O verbo mais exigente é interiorizar a Palavra. Ouvir e acolher é fácil, interiorizar significa colocar a Palavra dentro da vida para olhar a vida com o mesmo olhar divino. Não enxergar os fatos com os olhos da mídia ou de modismos, por exemplo, mas iluminados pelo olhar divino.



2 – Mudança de comportamento 

Quando adotamos o olhar divino para ver a realidade, começamos a mudar nossas atitudes e comportamentos porque começamos a pensar como Deus pensa, a ver as coisas como Deus vê. Esta é a condição para abandonar as obras das trevas, como pede São Paulo, na 2ª leitura. Abandonar tudo aquilo que prejudica nossas vidas, como é o caso de vícios e de todos os tipos de maldades que podem nos afetar. Acolher a Palavra e colocar esta Palavra em nossa vida é iluminar a vida pessoal com a luz do Evangelho. Quando isso acontece, diz São Paulo, nós nos revestimos de Jesus Cristo e assumimos o modo de pensar de Jesus e o jeito de se relacionar de Jesus. Então a vida pessoal começa a ter um sentido mais profundo. Esta é a proposta de conversão para o Advento: acolher a Palavra e fazer dela a luz de nossas vidas revestindo-nos de Jesus Cristo.



3 – Vigilância

Por que isso é tão importante em nossos dias? Porque em nossos dias, no nosso cotidiano, nós caminhamos ao encontro do Senhor, como dizia a 1ª leitura e o salmo responsorial. A nossa vida é um caminhar ao encontro de Deus. Viemos de Deus e para Deus voltamos. Jesus diz que esta caminhada acontece no cotidiano e na rotina social dos nossos dias: casamento, alimentação, bebida, criação de filhos, trabalho... a vida do dia a dia, enfim. Uma vida muito normal, mas com o risco de nos distrair da meta final. Por isso, quando vier o dilúvio, quando chegar nosso momento de estar diante de Deus, podemos ser pegos de surpresa. Disso, entendemos a necessidade de viver vigilantes. Jesus fala de dois homens e duas mulheres trabalhando; um será deixado e outro será levado. Aquele que vive vigilante porque acolheu a Palavra de Deus e vive a Palavra, será deixado; terá a vida preservada. O outro não. O questionamento da Palavra desta Missa é muito simples: como você está vivendo? Vigilante porque acolhe a Palavra de Deus em sua vida, ou deixando-se levar pelos modismos de nosso tempo: Amém!