segunda-feira, dezembro 16, 2019

III DOMINGO DO ADVENTO











Parusia

A “vinda” do Senhor é traduzida pela palavra grega “parusia” que literalmente exprime “presença”. E este significado é confirmado também pela frase conclusiva: “Eis que o juiz está à porta.” Portanto, não vivamos com a idea de quem se julga órfão e no exílio. Volvamos o olhar da fé para a presença do Senhor. Certamente, é mais fácil vê-lo em Belém, do que caminhando para Jerusalém, não tanto em ambientes e “culturas” de abundância, autonomia e grandeza presumida, mas voltado para os pequenos e para os simples (onde existem novos esfomeados, estrangeiros, encarcerados. doentes), como os próprios profetas nos ensinaram.



Paciência - MAK-RO-THY-MEO

Não se pode evitar depois o outro tema espiritual do texto de hoje: “Sede pacientes”, como o agricultor que espera “pacientemente”, como os profetas, autênticos modelos de “paciência”. O vocábulo utilizado não diz somente “suportar”, mas também “ânimo grande e forte” (em grego temos o verbo MAK-RO-THY-MEO, plena confiança em Deus ao a qual se adere sem receio. É isto precisamente o que exige o fato de IRMOS DE NOVO EM DIREÇÃO AO NATAL E ECONTRARMOS OU DESCOBRIRMOS O SENHOR EM BELÉM.


A identidade de jesus

O Advento ensina-nos a desejar e a acolher o Senhor. Mas é preciso estar disposto a acolhê-lo como Ele se apresenta, e não segundo os nossos sonhos e critérios. Caso contrário, jamais O acolheremos, porque Ele gosta de nos surpreender sempre. Se não Se apresenta como sonhamos, melhor, porque os nossos sonhos fecham-nos em nós mesmos, enquanto que a Sua presença real e concreta nos faz sair de nós e nos põe em relação com o Pai.
Há que estar pronto para reconhecer a hora de Deus. Isso significa, em primeiro lugar, renunciar a entrincheirar-nos em desculpas que apenas mascaram o nosso desinteresse e a nossa resistência ao convite à conversão, que incessantemente nos é dirigido pela Palavra de Deus. As recorrentes advertências dos profetas exortam-nos a caminhar na justiça e numa fé operante e sincera.
O Evangelho descreve-nos, de forma bem sugestiva, a ação de Jesus, o Messias (esse mesmo que esperamos neste Advento): Ele irá dar vista aos cegos, fazer com que os coxos recuperem o movimento, curar os leprosos, fazer com que os surdos ouçam, ressuscitar os mortos, anunciar aos pobres que o "Reino" da justiça e da paz chegou. É este quadro de vida nova e de esperança que Jesus nos vai oferecer.