sexta-feira, dezembro 27, 2019

NATAL DE JESUS - Missa do Dia










Da imagem do recém-nascido envolvido em faixas e colocado sobre a manjedoura se passa a síntese mais sublime e teológica sobre o Verbo Encarnado , que revela em profundidade a sua identidade e missão. João 1, 1-18 pode ser considerado um hino cristológico , que ao mesmo tempo serve de introdução e de resumo do quarto evangelho. Nesse hino afirma-se que Jesus é a palavra eterna de Deus feita carne no tempo e no espaço. É o mediador da graça e da verdade é o Unigênito de Deus pelo qual se conhece o Pai .
O Livro do Gênesis é aberto com uma declaração primordial , “no princípio Deus criou os céus e a terra” , no quarto Evangelho  é aberto pelo sentido , pelo desejo e pelo modo como Deus tudo criou através do seu Verbo, que é Deus com Ele e que pre-existe a criação , é sua Divina Sabedoria , Artífice de todas as coisas , enviado ao mundo para revelar aos seres humanos os mistérios de Deus  e de sua vontade .
A novidade da mensagem do Natal consiste na manifestação humana da palavra de Deus pelo mistério da encarnação . Esta divina presença é atestada pelo nome, Emanuel, Deus está conosco, por sua vontade e salvífica revelada no nome JESUS. Esta mensagem se desdobra a partir dos temas que são enunciados : vida, luz ,verdade, fé, conhecimento e comportamento, devidamente intercalados. Assim se apresentam Deus e sua ação , por meio do seu Verbo encarnado  e o ser humano  sua reação , diante de sua testemunha João  e diante do próprio Verbo encarnado. Quem reage com a abertura para revelação de Deus em seu Verbo encarnado recebe vida esta na luz e na verdade . Em contra partida quem reage fechando-se esta nas trevas da ignorância.  A reação então manifesta os  filhos da luz e os filhos das trevas, é como Jesus disse ao judeus : “ eu sou a luz do mundo , quem me segue não andará na trevas, mas terá a luz da vida”. 
Diante do que Deus fez em seu Verbo encarnado o ser humano tem a possibilidade de optar pelo lado que deseja  estar. A escolha não é mais um salto no escuro mas pode ser feita graças a luz da verdade que é Deus conosco encarnado  e habitando entre nós. Deus assumiu um rosto , ouve , fala, vê , toca e se deixar tocar. Não é um ídolo , mas é um de nós para que sejamos um com ele pelo batismo. É como está dito nos versículos 12 e 13 : “quem recebe o verbo de Deus, recebe a capacidade de se tornar filho de Deus , no seu Filho.” Esta filiação não vem do desejo humano , não é fruto da circuncisão , mas é vontade do próprio Deus . É um caminho que passa pela mediação da lei, por meio de Moisés , pelo testemunho, por meio de João , mas para alcançar a sua plenitude em Jesus Cristo, o Unigênito de Deus Pai .
Nessa dinâmica a luta entra luz e as trevas no mundo é algo constante e cotidiano , existem muitos modos de ser entrar nessa luta. Um dado de fato : quem deixa a luz entrar na sua vida , as trevas se dissipam, mas isso não basta é preciso permanecer na luz para que as trevas não retornem. Essa luz é a verdade sobre Deus  e seu infinito amor pelo ser humano revelado de diversos modos por Ele através de seus luzeiros falantes ,  os profetas, até que chegasse o tempo oportuno para falar  e agir através do seu próprio  Filho. Se na liturgia da noite de ontem Jesus foi colocado diante de nós como recém nascido, hoje é colocado como critério de decisão  e como oferta de Deus. Em seu Filho Jesus , Deus nos oferece a sua palavra em carne humana , por meio de quem faz conhecer o seu designo salvífico , isto é o seu Amor . Quem acolhe esta proposta de Deus não pode guardá-la para si mas se percebe comprometido com a sua proclamação . A boa notícia repleta  de alegria , de consolo , de justiça e de paz quer ser difundida sobre a face da terra por palavras e ações que testemunhem a adesão com a luz da verdade e o abandono das trevas da ignorância , do ódio , e da falta de perdão .
Esse movimento tem a sua base e início no despojamento do Verbo de Deus que assume a nossa humanidade no seio de Maria e se fez carne. Ele em primeiro lugar traz a glória de Deus para o meio dos seres humanos.  Preciso pensar sobre os efeitos   da humanização de Deus em Jesus Cristo , afim de que se possa aceitar e acolher a divinização do humano  e as suas consequências , no momento em que o Verbo Divino se encerra na existência humana  e a grandeza da divindade assume a frágil condição humana  o mistério de Deus se trona acessível. Assim o olhar para o recém-nascido nele reconhecendo o Verbo Eterno derruba todas as falsas  pretensões e manias de superioridade que povoam a mente  e o coração do ser humano ,enfim deve-se perguntar pelas razões da encarnação do Verbo , estas não devem ser buscadas apenas nas necessidades humanas de libertação do jugo do pecado  e do domínio do maligno , é preciso ir além  e perceber que as razões  se encerram  na identidade de Deus : é o Amor . Deus tudo cria por amor , se revela por amor , se encarna por amor para que tudo e todos sejam renovados em seu Amor .