quinta-feira, dezembro 26, 2019

NATAL DE JESUS - Missa da Noite





Deve-se falar do Natal a partir das leituras ou falar das leituras a partir do Natal? As duas propostas seriam válidas , mas seria melhor falar das leituras e do Natal a partir do Mistério Pascal, pois é o núcleo e o ponto de partida de toda a liturgia, e da nossa fé.
Ao que parece estamos muito próximos do que ouvimos e meditamos no último Domingo do Advento , José recebe Maria por esposa e agora se dirige com  ela  para Belém da Judéia. Parece que São Lucas , no Evangelho , tem a preocupação de apresentar a narrativa de hoje dentro de um quadro histórico universal.
É certo que Maria e José poderiam ter ficado em Nazaré , mas somente eles sabem o mistério que os envolviam e oque Maria estava carregando em seu ventre.  O que se revelou vontade de Deus em Deus deve-se cumprir, nem por isso as circunstâncias foram as mais favoráveis. Em Belém chegou a hora do parto, não me parece certo pensar que Maria estivesse sozinha com José , Lucas nada diz, mas é possível pensar que em Belém havia parteiras e mulheres solidárias, pois o momento exigia tal sensibilidade. A notícia que não havia lugar para eles na hospedaria não aponta necessariamente para uma rejeição mas é usada como justificativa para as três ações de Maria: 1º Deu à luz a sua filho primogênito, indicador de experiência inédita mas tem um valor teológico importante; 2º Ela o enfaixou , se por um lado era procedimento normal após a criança ser lavada numa espécie de salmoura, por outro lado aponta para ação que ocorreu na deposição de Jesus no sepulcro , 3º O colocou na manjedoura que evoca o dom do alimento que se liga ao nome BELÉM (“casa do pão”) , bem como aponta para a Eucaristia , o fato de mencionar a manjedoura permite pensar que o parto aconteceu num lugar reservado para os animais e que fazia parte da casa onde José e Maria estavam.
A partir desse momento o alimento esta pronto para ser distribuído a começar pelos que eram considerados mal feitores e portanto marginalizados. Entram em cena os pastores , Belém não é só “casa do pão” , mas também lugar de pastores , foi assim que Davi foi apresentado , era pastor. E Jesus em seu ministério público dirá “ EU SOU O BOM PASTOR”; pelo fato dos pastores passarem a noite nos campos permite supor que não era inverno talvez próximo da Páscoa dos judeus (entre março e abril) , um dado a mais que permite ligar o Natal a Páscoa. O primeiro anúncio segundo Lucas encontra-se nos lábios do Anjo do Senhor, com sua a aparição a glória do Senhor envolve os pastores de luz, é Deus exultando no céu e se doando na terra entre os mais humildes porque a experiência é inédita, o medo faz parte mas logo é afastado pelo Anjo que diz: “NÃO TENHAIS MEDO”. O mesmo foi dito a Zacarias , a Maria e a José . É o Senhor que quer confirmar o que disse pelos lábios do salmista : “de todos os temores me livrou o Senhor Deus”. O medo deve ser substituído pelo dom que Deus fez de si : “EU VOS ANUNCIO UMA GRANDE ALEGRIA QUE O SERÁ PARA TODO O POVO, HOJE NA CIDADE DE DAVI, NASCEU PARA VÓS UM SALVADOR QUE É CRISTO SENHOR” .

Deus não frustra os que Nele esperam , séculos de expectativas são confirmados, Deus enfim cumpre as suas promessas , o Anjo do Senhor não cita alguma  profecia mas define esta boa notícia dizendo: que o motivo é um recém-nascido que é Salvador , logo é juiz e libertador , é ungido , logo é o eleito aguardado e é rei pois tem vínculo com a cidade de Davi e o com o próprio Davi, através de José. É Senhor porque é Deus no meio dos seres humanos é EMANUEL. Diante de tudo isso encontra-se a notícia contrastante do sinal dado recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura , o sinal contém as ações de Maria , os pastores não terão dificuldades para identificar o recém-nascido bem como o acesso a ele não será também dificultado , nasceu simples e humilde para os simples e humildes: os pastores são os primeiros convidados ao banquete . A graça continua, pois a terra e os céus se unem , a terra é testemunha ada liturgia celeste, Deus é louvado pelo que fez nascer na terra; se nos céus se eleva a glória de Deus , isto é , o peso de sua Santidade na terra Ele derrama a sua paz. Deus manifestou sua justiça e sua misericórdia em seu filho e Unigênito. É festa nos céus e na terra , enquanto a corte celeste canta , os homens de boa vontade experimentam a presença e a força da paz sinal de perdão e de reconciliação , não é César Augusto o doador da paz mas Deus em seu unigênito filho nascido por nós e para nossa salvação. Ele é o príncipe principio da verdadeira paz que não vem por imposição humana e muito menos por recenciamento mas pelo nascimento virginal do arauto do reino de Deus, salvador, Cristo e Senhor. Na manjedoura Deus derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes na humildade de sua Serva e de Seu Filho que humilhou-se até a morte e morte de cruz . Feliz e Santo Natal.