segunda-feira, dezembro 23, 2019

IV DOMINGO DO ADVENTO






No centro das leituras está o Amor de Deus comunicado de forma plena em Jesus Cristo , nesse amor a humanidade que  se descobre direcionada para Deus e para a relização de sua vontade. Não é Deus e sua Palavra revelada quem devem se adequar aos gostos e necessidades humano e tão pouco servem para justificar seus erros causados pela desobediência. Se Deus existe, então existe um plano divino que ultrapassa as capacidades humanas de compreensão mas que pode  ser acolhido com fé e obediência.
Quem é Jesus Crsto ? Filho de Maria ;
Quem é Maria ? Uma mulher prometida em casamento a José ;
O que aconteceu ? Antes de viverem juntos ela ficou grávida . Engravidar antes do casamento era uma violação de contratado entre famílias, que poderia ser atenuado quando o homem assumia , reconhecia ser reponsável de tal violação .
Mas Maria ficou grávida por Ação do Espírito Santo , Jesus é fruto dessa Ação que em Maria é uma ato inédito de Deus na história .  Qual o impacto psicológico e emocional em Maria e nos que vivem ao seu redor ? 
....José , o significado de seu nome : “O Senhor é quem acrescenta e faz crescer” .
“Justo” : adjetivo dos que vivem para obedecer a Deus e realizar a sua vontade. A partir disso que se compreende as duas atitutes : não denunciar Maria , ele a perdoa de um possível delito de adultério  e abandonando-a assume um erro não cometido e coloca sobre seus ombros todo o peso da responsabilidade declarando-se assim que ela violou o acordo matrimonial , mesmo sendo inocente.
 A justiça palnejada de José não olha para si mas para Maria , José não quer a morte de Maria e nem do seu bebê , Deus intervem por meio de um  canal comunicativo : o sonho . José não estava dormindo . Ele é chamado pelo Anjo de “FILHO DE DAVI” , o que equivale dizer descendente de Davi , de linhagem real , régia. José além de Justo é descendente de Davi e será graças a José  que Jesus será chamado também de Filho de Davi.
Após o anjo demosntrar que sabe quem é José , comunica a mensagem de consolo e que dissipa todas as dúvidas de José .  Como diz o salmista “ O olho do Senhor está sobre quem o teme, sobre quem espera na sua graça” .  José sabe quem é o Pai e foi convidado a assumir uma paternidade legal em virtudes dos planos de Deus que por sua vez correspondia as espectativas dos que aguardavam a Salvação. Maria dará à luz um filho que ser tornará descendente de Davi , seu nome será dado por José garantindo a paternidade diante dos membros da família e da comunidade nesse nome Jesus  encerra a fé dos justos ,”O Senhor salva”. pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados , assim José é informado que Maria não pecou mas que seu filho é o Salvador do povo e de seus pecados, antes de dizer que José despertou do sonho e obedeceu ao Anjo do Senhor , José interiorizando a Palavra anunciada pelo arcanjo lembra da profecia de Isaías: “Uma Virgem coneceberá e dará à luz a um Filho que será chamado Emanuel” : DEUS ESTÁ CONOSCO.