segunda-feira, dezembro 30, 2019

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA










1 – As ameaças contra a família

Não é segredo para ninguém que a família é muito valorizada na Igreja e em alguns setores da sociedade. Como também não é segredo que muitas políticas públicas com a bandeira da família têm segundas intenções. Por isso, é importante apoiar tudo que faz bem à família, mas não ser ingênuo. Também Herodes se mostrou interessado na Sagrada Família, não para protegê-la, mas para matá-la. Sabemos que existem armadilhas e ameaças para destruir a família. Para não cairmos nisto, proponho o exemplo de São José. A Sagrada Família, dizia o Evangelho, é uma família ameaçada. Primeiro, ameaçada por Herodes e depois por Arquelau. Diante das ameaças, José é apresentado como "homem justo", quer dizer, homem que não entra em pânico diante da ameaça contra sua família porque ilumina sua vida na Palavra e na fé em Deus.



2 – Decisões iluminadas pelas circunstâncias

Diante de ameaças, a Psicologia diz que produzimos o sentimento do medo e, quase sempre, o medo é um mal conselheiro, produtor de decisões impulsivas, tomadas no calor das emoções. O texto do Evangelho que ouvimos faz transparecer a decisão de José realizada pela serenidade de quem cultiva a fé. Sim, José foi orientado em sonho, no caso de Herodes, mas no caso de Arquelau, tomou sua decisão diante das circunstâncias históricas. As circunstâncias da vida, portanto, favorecem tomadas de decisões diante de ameaças contra a família. José não se precipita; à luz da fé, considera as circunstâncias e não expõe sua família ao risco. Hoje, os Arqueleus se fazem presentes em meios de comunicações, em redes sociais, em ideologias de gênero, em agressões contra valores cristãos... Diante disso, o que a fé me diz? O que a Igreja ensina? Havendo ameaças contra minha família, não vou brincar com fogo e nem expor minha família, mas vou construir uma casa segura para protegê-la.



3 – A casa segura da família contra as ameaças


Uma casa segura, protegida das ameaças que procuram destruir a família, inspira-se na Palavra de Deus, confia com a força da fé e promove o amor fraterno dentro de casa. É assim que Paulo fala aos cristãos colossenses, na 2ª leitura. Família cultivadora da misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência. Uma família, na qual os esposos se respeitam na individualidade e pelo amor continuando gerando vida dentro de casa. É uma família com pais que não sejam apenas provedores de bem-estar. É uma família na qual os pais são honrados e respeitados pelos seus filhos, no dizer da 1ª leitura. Construir a casa segura contra as ameaças da família é enriquecer a família com todos estes valores presentes na Palavra que ouvimos. Reconheço as dificuldades, mas entendo que a proteção da família vale o desafio e a dedicação. Amém!