segunda-feira, agosto 10, 2020

XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM

WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013






XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM

9 de agosto de 2020

 

Paróquia São Conrado





1) Vamos lançar um olhar sobre os movimentos: Elias entra na gruta e depois sai da mesma. Pedro dentro da barca, fora da barca e depois novamente dentro da barca com Jesus

 

2)  Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e que fossem a sua frente para o outro lado do mar; despediu as multidões, depois de tê-las saciado. Sem ninguém Jesus subiu para o monte e vai orar. No silêncio da noite, entra em diálogo com Deus Pai. A noite chegou, Jesus está sozinho, a barca porém está agitada pelas ondas pois o vento é contrário, algo estava impedindo que a ordem dele se concretizasse.

 

3) Contrastes: montanha - mar; oração - agitação

 

4) O mar é o Mar da Galiléia lugar geográfico e importante, mas é também símbolo de caos, de perigo de morte.  Sobre este estamos nós que não conseguimos cumprir a ordem dada de chegar ao outro lado que por sua vez é símbolo desta existência, na travessia no mar da história sobre o qual devemos realizar nossa missão de ser sal da terra e luz do mundo. O obstáculo é assim descrito:  a barca estava agitada pois o vento era contrário, símbolo das tribulações, das perseguições e incompreensões que sofremos por causa do nome de Jesus e seu Evangelho.  “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.”

 

5) Em meio às dificuldades Jesus se manifesta de forma portentosa: caminha sobre as águas agitadas, pois tem poder sobre o caos.

 

Nota-se aqui que há um deslocamento de atenção, não é mais o mar e o vento que causam medo, mas é Jesus com seu poder sobre o caos da morte, a afirmação: "É um fantasma!" remete imediatamente a sua condição de ressuscitado e a dificuldade das discípulos tiveram em reconhecê-Lo VIVO. Diante do medo dos discípulos Jesus diz: "Coragem, SOU EU, não tenhais medo. Causa surpresa a iniciativa d Pedro, sair da barca, quer experimentar Jesus e colocá-lo a prova, Pedro se comporta como um adversário e age como um tentador no deserto, "senhor, se és tu manda", Jesus aceitou o desafio: "Vem!". Pedro foi, mas foi parado pelo vento, esqueceu que ouvira o Senhor dizer "não tenhais medo". Por isso se diz ficou com muito medo e começou a afundar e gritou: "Salva-me, Senhor". As três ações de Jesus correspondem com o que disse: estendeu a mão (CORAGEM), segurou Pedro (SOU EU), homem fraco na fé por que duvidastes? (NÃO TENHAIS MEDO). As ações foram possíveis certamente porque as distâncias não eram grande entre os dois, Jesus estava próximo, está sempre próximo da sua igreja, mas Pedro, porque afundava se distanciava e o mar o engolia, curioso Pedro de pescador virou peixe, foi pescado por Jesus, enquanto estava fora do barco havia vento, houve bonança quando entrou no barco com Pedro. Devolveu a vida a Pedro, salvou a Igreja. Eis o resultado final: TU ÉS O FILHO DE DEUS.

 

Em síntese a salvação para Elias estava no Horeb para ele porém era necessário reviver a experiência fundante da Misericórdia de Deus a favor do povo, para Pedro a salvação estava ao alcance dos seus ouvidos e de um braço estendido em atenção ao seu grito por socorro: "Senhor, salva-me!".