Entre
os primeiros cristãos havia, sem dúvida, discípulos "bons" e
discípulos "maus". Mas, ao escrever seu Evangelho, Mateus se preocupa
sobretudo em lembrar que, dentro da comunidade cristã há discípulos
"sensatos" que estão atuando de maneira responsável, e discípulos
"tolos" que agem de maneira frívola e descuidada. O que isto quer
dizer?
Mateus
lembra duas parábolas de Jesus. A primeira é bem clara. Há pessoas que
"ouvem as palavras de Jesus" e "as põem em prática". Tomam
a sério o Evangelho e o traduzem em vida. São como o "homem prudente"
que constrói sua casa sobre a rocha. É o setor mais responsável: os que vão
construindo sua vida e a vida da Igreja sobre a verdade de Jesus.
Mas
há também aqueles que ouvem as palavras de Jesus e "não as põem em
prática". Estes são tão "tolos" como o homem que "edifica
sua casa sobre areia". Sua vida é um disparate. Se fosse só por eles, o cristianismo
seria pura fachada, sem fundamento real em Jesus.
Esta
parábola nos ajuda a captar a mensagem fundamental de outro relato no qual um
grupo de jovens virgens, cheias de alegria, sai para esperar o noivo, a fim de
acompanhá-lo na festa de seu casamento. Desde o começo nos é avisado que umas
são "prudentes" e outras "tolas".
As
prudentes levam consigo óleo para manter acesas as suas lâmpadas; as
"tolas" não pesam nada disto. O noivo tarda a chegar, mas chega pela
meia-noite. As "prudentes" saem com sua lâmpadas a iluminar o caminho,
acompanham o noivo e "entram com ele" na festa. As "tolas",
por sua vez, não sabem como resolver seu problema: "as suas lâmpadas se
apagam". Assim não podem acompanhar o noivo. Quando chegam é tarde. A
porta já está fechada.
A mensagem é clara e urgente. É uma insensatez
continuar escutando o Evangelho sem fazer um esforço maior para convertê-lo em
vida: é construir uma vida cristã sobre areia. E é um ato néscio ou tolo
confessar Jesus Cristo com uma vida apagada, vazia de seu espírito e sua
verdade: é esperar Jesus com as "lâmpadas apagadas". Jesus pode
tardar, mas nós não podemos adiar mais a nossa conversão.
O objetivo da catequese de Mateus não é dizer-nos que, se não nos portarmos bem, Deus nos castiga com o inferno; mas é alertar-nos para a seriedade com que devemos avaliar as nossas opções, de forma a não perdermos oportunidades para nos realizarmos e para chegarmos à felicidade plena e definitiva.