segunda-feira, novembro 09, 2020

XXXII DOMINGO DO TEMPO COMUM

WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013









Entre os primeiros cristãos havia, sem dúvida, discípulos "bons" e discípulos "maus". Mas, ao escrever seu Evangelho, Mateus se preocupa sobretudo em lembrar que, dentro da comunidade cristã há discípulos "sensatos" que estão atuando de maneira responsável, e discípulos "tolos" que agem de maneira frívola e descuidada. O que isto quer dizer?

Mateus lembra duas parábolas de Jesus. A primeira é bem clara. Há pessoas que "ouvem as palavras de Jesus" e "as põem em prática". Tomam a sério o Evangelho e o traduzem em vida. São como o "homem prudente" que constrói sua casa sobre a rocha. É o setor mais responsável: os que vão construindo sua vida e a vida da Igreja sobre a verdade de Jesus.

Mas há também aqueles que ouvem as palavras de Jesus e "não as põem em prática". Estes são tão "tolos" como o homem que "edifica sua casa sobre areia". Sua vida é um disparate. Se fosse só por eles, o cristianismo seria pura fachada, sem fundamento real em Jesus.

Esta parábola nos ajuda a captar a mensagem fundamental de outro relato no qual um grupo de jovens virgens, cheias de alegria, sai para esperar o noivo, a fim de acompanhá-lo na festa de seu casamento. Desde o começo nos é avisado que umas são "prudentes" e outras "tolas".

As prudentes levam consigo óleo para manter acesas as suas lâmpadas; as "tolas" não pesam nada disto. O noivo tarda a chegar, mas chega pela meia-noite. As "prudentes" saem com sua lâmpadas a iluminar o caminho, acompanham o noivo e "entram com ele" na festa. As "tolas", por sua vez, não sabem como resolver seu problema: "as suas lâmpadas se apagam". Assim não podem acompanhar o noivo. Quando chegam é tarde. A porta já está fechada.

 A mensagem é clara e urgente. É uma insensatez continuar escutando o Evangelho sem fazer um esforço maior para convertê-lo em vida: é construir uma vida cristã sobre areia. E é um ato néscio ou tolo confessar Jesus Cristo com uma vida apagada, vazia de seu espírito e sua verdade: é esperar Jesus com as "lâmpadas apagadas". Jesus pode tardar, mas nós não podemos adiar mais a nossa conversão.

O objetivo da catequese de Mateus não é dizer-nos que, se não nos portarmos bem, Deus nos castiga com o inferno; mas é alertar-nos para a seriedade com que devemos avaliar as nossas opções, de forma a não perdermos oportunidades para nos realizarmos e para chegarmos à felicidade plena e definitiva.