segunda-feira, maio 02, 2022

III DOMINGO DA PÁSCOA




Esta pergunta que o Ressuscitado dirige a Pedro lembra a todos nós que nos dizemos crentes que a vitalidade da fé não é um assunto de compreensão intelectual, mas de amor a Jesus Cristo.

É o amor que permite a Pedro entrar numa relação viva com Cristo ressuscitado e

que também pode introduzir-nos no mistério cristão. Quem não ama, dificilmente pode "entender" algo sobre a fé cristã.

Não devemos esquecer que o amor brota em nós quando começamos a abrir-nos a outra pessoa, numa atitude de confiança e entrega que vai sempre além de razões, provas e demonstrações. De alguma maneira, amar é sempre "aventurar-se" no outro.

É o que acontece também na fé cristã. Eu tenho razões que me convidam a crer em Jesus Cristo. Mas, se o amo, não é em última análise pelos dados que me proporcionam os investigadores, nem pelas explicações que me oferecem os teólogos, mas porque Ele desperta em mim uma confiança radical em sua pessoa.

Mas não é só isto. Quando amamos realmente uma pessoa concreta, pensamos nela, queremos encontrá-la, escutá-la e sentir-nos perto dela. De alguma maneira, toda nossa vida fica inspirada e transformada por ela, por sua vida e seu mistério.

A fé cristà é "uma experiência de amor". Por isso, crer em Jesus Cristo é muito mais do que "aceitar verdades" sobre Ele. Cremos realmente quando experimentamos que Ele vai se convertendo no centro de nosso pensar, nosso querer e todo nosso viver.

Este amor a Jesus não reprime nem destrói nosso amor às pessoas. Ao contrário, é justamente esse amor que pode dar-lhe sua verdadeira profundidade, libertando-o da mediocridade e da mentira. Quando se vive em comunhão com Cristo, é mais fácil descobrir que isso que chamamos "amor", muitas vezes não é senão o "egoísmo sensato e calculista" de quem sabe comportar-se habilmente, sem nunca arriscar-se a amar com generosidade total.

A experiência do amor a Cristo pode dar-nos forças para amar inclusive sem esperar sempre algum ganho ou para renunciar - pelo menos alguma vez - a pequenas vantagens, para servir melhor a quem precisa de nós. Talvez algo realmente novo aconteceria em nossa vida. se fôssemos capazes de escutar com sinceridade a pergunta do Ressuscitado: "Tu me amas?"