sábado, maio 18, 2013

93 ANOS DO NASCIMENTO DE UM GIGANTE: JOÃO PAULO II


Em 1º de maio de 2011 o papa João Paulo II foi proclamado beato por Bento XVI na maior beatificação da história da Igreja. O milagre que o levou à glória dos altares foi a cura de maneira inexplicável para a ciência da religiosa francesa Marie Simon Pierre, que sofria do mal de parkinson.
 Karol Wojtyła, que nasceu a 18 de Maio de 1920, líder mundial da Igreja Católica durante 27 anos, o que representa o terceiro maior pontificado da história, apenas superado pelos papas São Pedro (34 anos) e pelo Papa Pio IX (31 anos).

O Papa João Paulo II foi o único eslavo e polaco a liderar a Igreja, até à sua morte, e quebrou o domínio italiano, que se mantinha desde o Papa holandês Adriano VI, em 1522.
Aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX, Karol Wojtyła assumiu uma função preponderante no fim do comunismo na Polonia e na Europa, além de ter contribuído decisivamente para a melhoria das relações entre a Igreja Católica e diferentes religiões.
Ao longo do seu pontificado, visitou 129 países, beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos (mais do que todos os seus antecessores juntos, em cinco séculos).

Morre a 2 de abril de 2005, em virtude de complicações do estado de saúde, já débil, pela idade e em virtude do agravamento da doença de Parkinson, da qual padecia. O Papa Bento XVI, que o sucedeu, proclamou Karol Wojtyła beato a 1 de maio de 2011, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
UMA RELÍQUIA DO BEATO JOÃO PAULO II ESTARÁ PRESENTE NA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (JMJ) QUE SE REALIZARÁ DE 23 A 28 DE JULHO PRÓXIMO, NO RIO DE JANEIRO.

Parte do sangue do idealizador das Jornadas Mundiais da Juventude está guardada numa ampola, num livro prata, em um relicário próprio, e estará disponível para a veneração dos fiéis. A relíquia do Papa Wojtyla será exposta durante os principais eventos da JMJ.

A relíquia de João Paulo II chegará ao Brasil no dia 7 de julho e permanecerá no país até 13 de outubro deste ano.
Ela ficará exposta para veneração na Catedral do Rio de Janeiro. Haverá  um trabalho pastoral pós-jornada com a presença da relíquia.

A relíquia de João Paulo II não será a única presença nesse evento juvenil. O Setor de Preparação Pastoral do COL está trabalhando para levar também ao Brasil as relíquias do Beato Pier Giorgio Frassati, de Santa Teresa de Lisieux, da Beata Chiara Luce Badano, do Beato Federico Ozanam, e do brasileiro Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, todos eles patronos e intercessores da JMJ Rio2013.


Rádio Vaticano

jp2.org.br
Canção Nova