domingo, maio 12, 2013

ASCENSÃO DO SENHOR, MISSA DAS MÃES E COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA


Hoje, Ascensão do Senhor, recordamos mais uma vez a "missão que" temos confiada: 
“Vós sois as testemunhas destas coisas” (Lc 24,48). A palavra de Deus continua sendo hoje atualidade viva: “Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força (...) e sereis minhas testemunhas” (At 1,8) até os confins do mundo. A palavra de Deus é exigência de urgente atualidade: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

Nesta Solenidade ressoa com força o convite de nosso Mestre, que —revestido da nossa humanidade— acabada a sua missão neste mundo, deixa nos para sentar-se à destra do Pai e enviar-nos a força do alto, o Espírito Santo.
Mas eu devo perguntar-me: —o Senhor atua por meio de mim? Quais são os sinais que acompanham a minha testemunha? 
Algo me recorda os versos de um poeta: “Não podes esperar até que Deus chegue e te diga 'Eu sou'. Um Deus que declara o seu poder carece de sentido. “Deves saber que Deus sopra por meio de ti desde o começo, e se teu peito arde e nada denota então Deus está agindo nele”. 
E este deve ser o nosso sinal: o fogo que arde em nosso interior, o fogo que —como no profeta Jeremias— não se pode conter: a Palavra viva de Deus. E precisamos dizer: Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com vozes alegres. Deus subiu por entre aclamações, o SENHOR ao som da trombeta. Cantai hinos a Deus, cantai hinos; cantai hinos ao nosso rei, cantai hinos!” (Sal 47,2.6-7).

Evangelho (Lc 24,46-53): Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome será anunciada a conversão, para o perdão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas. Eu enviarei sobre vós o que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até que sejais revestidos da força do alto”. 
Então Jesus levou-os para fora da cidade, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. E enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi elevado ao céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria, e estavam sempre no templo, bendizendo a Deus.
Dom Josep ALEGRE Abade de Santa Mª Poblet (Tarragona, Espanha)
REALIZOU-SE O QUE ESTAVA ESCRITO E PROMETIDO: O MESSIAS PADECEU E RESSUSCITOU PARA QUE EM SEU NOME OBTIVÉSSEMOS O PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS.

Cabe a nós divulgarmos essa boa nova, temos que ser suas testemunhas, pois para isso Ele nos prometeu: seremos “revestidos do vigor do alto” (V 49). Só com a tua força Espírito Santo é que podemos vencer as forças do mal. Só o Teu saber poderá me dar sabedoria para suplantar a malícia do mundo.  
 Esperarei todos os dias de minha vida pela ação de Teu Espírito Santo para que possa ser tua testemunha no meio em que vivo. Anunciar que Tu vieste para salvar a todos os que se arrependem de seus pecados e se deixam entregar à Força do Alto. “Sereis minhas testemunhas”. 
Testemunhas de que Jesus veio trazer a felicidade que o Pai planejou para nós. Venceu a morte e pela sua ressurreição obtivemos a vitória sobre a morte e o perdão dos pecados. Dá-me, Senhor, coragem para poder exercer esse ministério de testemunho, sem fraquejar, sem ficar impedido pelo respeito humano, sem tibieza.
Ascensão (Lc 24,50-53 – Jo 20,17 At 01,01-11)

 JESUS NOS DEIXA VISIVELMENTE, MAS CONOSCO ESTÁ PARA SEMPRE PELO SEU ESPÍRITO SANTO.

Vivendo a sua vida de homem, imergiu no amor que preenche os desejos humanos mais autênticos. Ressuscitando, fez entrar todos estes desejos no mundo do amor infinito. É desse céu que se trata hoje, para lá de tudo o que possamos imaginar ou desejar. 

Em cada Eucaristia, acolhemos em nós a presença de Jesus ressuscitado que vem alimentar e fazer crescer o germe da vida eterna. E, no dia da nossa morte, Jesus far-nos-á entrar no “além”, no “céu”, no mundo do amor sem qualquer limite…

PAI, QUE DIRIGES O MUNDO NA TUA LIBERDADE SOBERANA, NÓS TE BENDIZEMOS PELA PRESENÇA DO TEU FILHO JESUS NAS NOSSAS ASSEMBLEIAS E NAS NOSSAS FAMÍLIAS, PELO ENSINAMENTO DA TUA PALAVRA, PELO BANQUETE DA EUCARISTIA E PELO DOM DO TEU ESPÍRITO. NÓS TE PEDIMOS POR TODAS AS COMUNIDADES CRISTÃS: ABRE OS NOSSOS CORAÇÕES AO TEU ESPÍRITO, QUE OS CRISTÃOS SEJAM TESTEMUNHAS DE CRISTO ATÉ AOS CONFINS DA TERRA.



--------