segunda-feira, janeiro 23, 2017

III DOMINGO TEMPO COMUM



Não é difícil resumir a mensagem de Jesus : Deus não é um ser indiferente e longínquo que vive em seu mundo, só interessado em sua honra e seus direitos. É alguém que busca o melhor para todos. Sua força salvadora está agindo no mais íntimo da vida. Ele só quer a colaboração de suas criaturas para conduzir o mundo à sua plenitude , “O Reino de Deus está próximo. Mudai!”


Mas, o que é colaborar no projeto de Deus? Em que devemos mudar ? O apelo de Jesus não se dirige só aos “pecadores” para que abandonem sua conduta e se pareçam um pouco mais com os que já observam a lei de Deus. Não é isso que o preocupa . Jesus se dirige a todos, pois todos têm que aprender a atuar de maneira diferente. Seu objetivo não é que em Israel se viva uma religião mais fiel a Deus, mas que seus seguidores introduzam no mundo uma nova dinâmica: a que corresponde ao projeto de Deus. Vou assinalar os pontos-chave dessa dinâmica. 


1) A compaixão dese ser sempre o princípio de atuação. É preciso introduzir compaixão no mundo para com os que sofrem: “Sede compassivos com vosso Pai”. Não bastam belas palavras que falam de justiça, igualdade ou democracia. Sem compaixão para com os últimos não somos nada. Sem ajuda prática aos desgraçados desta terra não há progresso humano.

2) A dignidade dos últimos deve ser a primeira meta . “Os últimos serão os primeiros”. É preciso imprimir na história um nova direção. É preciso direcionar a cultura, a economia, as democracias e as igrejas tendo em vista os que não podem viver de maneira digna. 

3) Deve ser impulsionado um processo de cura que liberte a humanidade do que a destrói e degrada. “Ide e curai”. Jesus não encontrou uma linguagem melhor. O decisivo é curar, aliviar o sofrimento, sanar a vida, construir uma convivência orientada para uma vida mais sadia, digna e feliz para todos, uma vida que alcançará sua plenitude no encontro definitivo com Deus .


Esta é a herança de Jesus. Nunca, em parte alguma, se construirá a vida tal com Deus a quer, se não for libertado os últimos de sua humilhação e sofrimento. Nunca será abençoada por Deus uma religião, seja aquela que for, se ela não buscar justiça para eles .