segunda-feira, janeiro 02, 2017

SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS



Maria, a Mãe de Deus

A solenidade de Maria, Mãe de Deus, que celebramos no dia de hoje, tem um significado muito bonito. Toda a Igreja vai ao presépio para agradecer a Maria por ela ter aceitado ser a Mãe do Salvador. Muitas pessoas dizem que Deus não tem mãe. Certamente, que Deus Trindade, enquanto Deus Uno e Trino, ele não tem e nem precisa de mãe. Mesmo porque ele existe desde sempre e não foi gerado por uma mãe. Por que, então, chamamos Maria de Mãe de Deus? Entendemos que Maria é Mãe de Deus porque é Mãe de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Uma vez que Jesus não podia nascer só com a natureza humana, pois ele nasceu homem e Deus, isso nos ajuda a entender que Maria é realmente Mãe de Deus, enquanto é Mãe de Jesus Cristo. É este o motivo pelo qual hoje agradecemos a Maria e também agradecemos a Deus por ter escolhido uma mulher, uma pessoa humana, para ser a Mãe de seu Filho Jesus. Maria é, de certo modo, o presente da humanidade para que Deus possa nascer entre nós, aqui na terra. A humanidade presenteia Deus com uma mãe e Deus nos presenteia com sua presença entre nós. 


A Igreja peregrina ao presépio

Retomo aquilo que dizia no início da reflexão. A figura da Igreja que vai ao presépio prestar homenagem à Maria, Mãe de Deus. É um gesto de profunda admiração e de reconhecimento pela disponibilidade de Maria em aceitar ser a Mãe de Jesus, nosso irmão e Salvador. Com ela, toda a Igreja aprende a se fazer disponível, para que a Salvação de Deus aconteça em nosso meio, em nossa Igreja e na vida de cada um de nós. Vamos ao presépio para adorar ao Jesus Menino e também para homenagear Nossa Senhora. Existe um antigo rito na Liturgia Ortodoxa com o nome de “felicitações à Maria”. Assim como quando nasce um bebê, amigos e parentes felicitam a mãe, parabenizam os pais, assim a Igreja se aproxima do presépio para felicitar, parabenizar Maria. Isto nos ajuda a entender a dimensão humana e carinhosa que temos para com a Mãe de Jesus. Não adoramos Nossa Senhora, mas temos por ela um profundo respeito e uma grande admiração. 

Início do Ano Novo

Hoje, olhamos também para a Mãe de Deus lembrando que ela trouxe ao nosso mundo o Príncipe da Paz. A Igreja pede que rezemos hoje pela paz mundial. Rezar para pedir que a paz seja uma realidade em nosso mundo. Rezar pelas pessoas que sofrem nas regiões onde as guerras são uma constante fonte de violência, de destruição e de morte. Rezar por tantos cristãos católicos, ortodoxos e evangélicos que são perseguidos pelo simples fato de serem cristãos. Nós, cristãos, aprendemos de Jesus a promover a paz, a cultivar a paz, mas muita gente não tolera a paz e por isso persegue e mata os cristãos e também outros inocentes. A mensagem do Papa para este 1º de janeiro de 2017, Dia Mundial da Paz, tem o seguinte lema: “Vence a indiferença e conquista a paz”. Um lema que se torna proposta de empenho em favor da paz. Um lema que diz que a paz não se vence permanecendo na indiferença, ficando alheio à violência. A paz é uma conquista; não é algo abstrato, mas uma conquista que se torna concreta na vivência harmoniosa da sociedade, no respeito com todos e no crescimento fraterno da solidariedade. Que a conquista e o cultivo da paz seja um objetivo forte neste novo ano de 2017.

Ano Jubilar Mariano e Votos de feliz Ano

Concluo minha reflexão com dois pensamentos. Como sabemos, a CNBB — Conferência Nacional dos Bispos do Brasil — proclamou 2017 como “Ano Jubilar Mariano”. Neste ano de 2017, comemoram-se os 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Por isso, nesta celebração que agradecemos a Deus por ter escolhido Maria para ser a Mãe de seu Filho Jesus, queremos iniciar nosso louvor e nosso agradecimento por celebrar no decorrer deste 2017 um Ano Jubilar Mariano. Meu segundo pensamento, por fim, são votos para desejar um feliz ano de 2017. Desejar que este 2017 seja um tempo de muita bênção, de muita presença de Deus em todas as nossas vidas. Convido você a rezar para que este novo ano de 2017 seja de fato feliz e que a prosperidade não se limite ao aspecto econômico, mas seja resultado de relacionamentos cada vez mais humanos e respeitadores da vida. Que todos os desejos e esperanças que cada um de vocês trazem no coração sejam abençoados por Deus. Que a paz esteja muito presente em sua vida e que a alegria de poder viver com saúde seja uma realidade em todos os dias deste ano que hoje começamos. Feliz ano de 2017 a todos. Amém!


Fonte: liturgia.pro