terça-feira, abril 03, 2018

DIA DA PÁSCOA DE JESUS


Sempre celebramos a Páscoa do Senhor

Feliz Páscoa a você, à sua família e para toda nossa comunidade. Hoje, celebramos a Solenidade mais importante da Igreja. A Teologia denomina a Páscoa como a mãe de todas as celebrações, a mãe de todas as Liturgias. Isso quer dizer que todas as celebrações litúrgicas da Igreja são celebrações Pascais. Em todas as celebrações da Igreja, a Páscoa se manifesta e é celebrada em todos os momentos da vida humana, do nascer ao momento derradeiro de nossas vidas. Nós, cristãos, sempre celebramos a Páscoa, sempre celebramos, nos Sacramentos e nos sacramentais, a vitória da vida sobre a morte. Nascemos e somos batizados nas águas pascais que nos libertam do mal e do pecado. Na Eucaristia comemos e bebemos a Páscoa de Jesus Cristo. Seja nos momentos de alegria, como no Matrimônio, ou nos momentos de sofrimento, sempre celebramos a Páscoa do Senhor que nos liberta para a vida plena.


Páscoa: passagem libertadora de Jesus

Uma das explicações mais bonitas e mais simples da Páscoa encontra-se na 1ª leitura, no discurso de Pedro, feito no dia de Pentecostes. Pedro coloca-se diante do povo e descreve a Páscoa de Jesus como uma passagem benfazeja. Páscoa é a passagem de Deus, na pessoa de Jesus Cristo; de Jesus que passa entre nós fazendo o bem, explica Pedro. Passa fazendo o bem, não somente pelas curas milagrosas, mas especialmente pela libertação do domínio do demônio. Esta é a grande bondade, o grande bem que celebramos na Páscoa. A passagem de Jesus entre nós é a sua Páscoa; é uma passagem libertadora. Passa fazendo o bem, passa libertando da escravidão do mal. Celebrar a Páscoa, hoje, é acolher a passagem de Jesus que nos liberta da escravidão do pecado. É viver de modo novo, como diz Paulo, na 2ª leitura, longe do domínio do pecado, que é fonte de escravidões como os vícios, como a escravidão da violência e tantas outras escravidões. A Páscoa de Jesus, portanto, é uma proposta de vida livre e promotora do bem e da bondade.


Páscoa: anúncio do Evangelho

Outra dimensão extremamente útil para entendermos a Páscoa de Jesus Cristo para nossas as vidas, é a caminhada ao encontro da Ressurreição, como fizeram as mulheres, que foram ao túmulo, e se depararam com a Ressurreição de Jesus. Ir em busca da Ressurreição é ir em busca da vida nova, ir em busca de locais que produzem vida, que transformam a vida em mais vida. Ir em busca de espaços e de condições que libertam a vida do domínio do pecado. Quando isso acontece, a mesma alegria que sentiram as mulheres acontecerá conosco: voltaremos para as nossas famílias, para nossos locais de convivência e ali anunciaremos e partilharemos com palavras e com nosso modo de viver, o mais belo e o mais importante Evangelho que a terra já ouvir: Jesus Cristo está vivo, ele ressuscitou. Aleluia!