terça-feira, abril 24, 2018

IV DOMINGO DA PÁSCOA





Valores existenciais de nossos dias

Os valores existenciais de nossos dias fazem com que a parábola do Bom Pastor pareça impraticável. Os principais valores de nossos tempos consideram o bem estar pessoal, o sucesso, uma carreira promissora com ganhos a curto prazo e assim por diante. A filosofia existencial de nossos dias, é preciso reconhecer, fala muito de amor, de respeito pelas diferenças e destaca o altruísmo nos momentos de tragédias... Mas, esquecer-se de si mesmo para se dedicar diariamente ao outro, para diariamente doar a vida, é um assunto pouco considerado e até rejeitado nos debates sociais. Hoje, a educação tem como objetivo o sucesso pessoal. Muitas escolas têm como meta preparar seus alunos para passar no vestibular; depois colocam um outdoor mostrando o sucesso do seu ensino. Não se percebe uma educação para a vida, mas para o sucesso pessoal. Quem consegue é aplaudido, quem não consegue é descartado. 


Dar a vida pelo bem do outro

Falava da dificuldade de acolher os valores da parábola do Bom Pastor porque a parábola contradiz a filosofia existencial que prega o empenho para se ter sucesso. Em vez de pensar no sucesso pessoal, Jesus repete por três vezes o mesmo refrão: “dar a vida pelas ovelhas”. Não sugere transformar a vida em sucesso pessoal, mas transformar a vida em oblação para o outro. Esta proposta de doação da vida não é noticiada e nem se mostra atrativa atualmente. Quando muito é admirada à distância. Hoje, celebramos o Dia de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas. Não deveríamos pedir somente mais padres, mais religiosos, mais religiosas; precisamos interceder a Deus que chame pessoas para fazer de Jesus e do seu Evangelho a pedra angular de suas existências, como dizia a 1ª leitura, e para adotar o estilo de vida e a espiritualidade do Bom Pastor.

Dar a vida é o segredo da vida

O segredo da vida consiste em doar a vida. É o que se percebe quando meditamos a passagem do Bom Pastor. O que caracteriza a atividade do pastor, na Bíblia, é a doação da vida. Por três vezes, num breve texto, João menciona que o Bom Pastor doa sua vida. Diferente é a função do mercenário, que cuida das ovelhas por profissão, mais preocupado com seu salário que com as ovelhas. É assim que João descreve a identidade de Jesus, que deveria ser a nossa identidade de filhos e filhas de Deus, como ouvimos na 2ª leitura. A identidade de Jesus caracteriza-se pela prática do amor concreto e isto acontece pela doação da própria vida, para que o outro possa viver. Este é o modelo cristão de viver. Este é o segredo de uma vida feliz. Não viver para si mesmo, mas viver para doar a vida, como ensina a passagem do Bom Pastor. Do ponto de vista vocacional, esta é a proposta radical que vem do Bom Pastor: chamado para doar a vida a Deus e para o bem da humanidade. Amém!