sexta-feira, abril 19, 2019

LAVA PÉS




1 - Eucaristia é "fractio panis"

Neste início do Tríduo Pascal, celebramos a comemoração da instituição da Eucaristia por Nosso Senhor Jesus Cristo. Um dos primeiros nomes para explicar (digamos assim), o que é Eucaristia, no início do cristianismo, foi a expressão “fractio Panis”. Uma expressão latina raduzida como “fração do pão”, mas compreendida como partilha do pão; gesto de repartir o pão entre quem está sentado ao redor da mesa. A Eucaristia, portanto, é uma partilha que acontece no sacramento do pão e do vinho. A Eucaristia é a mesa onde nós, cristãos, nos sentamos para repartir o pão entre nós. 


2 – Eucaristia: celebração familiar

O gesto da "fração do pão" vem de um rito familiar judeu. As refeições dos israelitas sempre começavam com a bênção do pão. O pai de família tomava o pão em suas mãos, rezava uma oração de bênção, partia o pão, e oferecia aos comensais. Com muita certeza, Jesus cresceu vendo seu pai José fazendo isso antes das refeições. Depois da morte de São José, era Jesus que celebrava o mesmo gesto. Foi com este gesto familiar que Jesus instituiu a Eucaristia. Um modo de dizer que a Eucaristia é uma refeição familiar. A Eucaristia é uma mesa rodeada de irmãos e irmãs tendo Jesus no centro. Na 2ª leitura, São Paulo faz memória da celebração familiar da "fração do pão" como mandamento que fosse repetido — de modo memorial — em todas as comunidades cristãs. Não existe comunidade cristã sem Eucaristia. Depois da Ressurreição de Jesus, os discípulos compreenderam que o Mestre havia resumido toda sua vida no gesto da fração do pão. Um gesto, no qual Jesus perpetuamente, ontem e hoje, oferece sua vida para saciar a fome de Deus que habita o coração de todo homem e mulher.


3 – Altar: convite para sentar-se e alimentar-se da vida divina

Naquele altar, ainda hoje — agora — Jesus continua oferecendo sua vida como alimento para alimentar nossas vidas. No mundo, homens e mulheres “se devoram” uns aos outros para dominar, para se enriquecer, para vencer competições financeiras... Na Eucaristia, Jesus modifica este jeito desumano de se relacionar; ele se rebaixa diante do outro como servo para lavar-lhe os pés. Eucaristia é doação da vida divina no "pão repartido" que se concretiza como serviço iluminado no Mandamento Novo: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Quando convidamos alguém para sentar na mesa de nossa casa, não queremos que nossos convidados se contentem em olhar o alimento. Convidamos a provar de nossa refeição, porque nela encontra-se o sabor de nossas vidas. No altar de nossas comunidades, o pedaço de pão e o cálice de vinho é sempre convite para participar daquela Mesa. Convite para sentar-se, comer e beber a vida divina. Convite para se fartar com a vida de Deus, porque Jesus jamais cessa de repetir o mesmo convite: “tomai e comei, tomai e bebei”. Como que dizendo, "fiquem à vontade, alimentem-se à vontade da vida divina". Eis o motivo pelo qual não podemos viver sem a "fração do pão", não podemos viver sem a Eucaristia. Amém!