segunda-feira, abril 22, 2019

VIGÍLIA DA PÁSCOA




1 – A grande notícia da Ressurreição de Jesus

Nesta noite da Santa Páscoa de Jesus Cristo, na qual comemoramos solenemente a Ressurreição do Senhor, nossa celebração respira alegria, festa e agradecimento. Hoje, como comunidade cristã, somos convocados a ouvir a mais bela notícia — o maior de todos os Evangelhos — que Deus comunica ao mundo: Jesus ressuscitou. Este é o grande prodígio que somente Deus pode realizar: vencer a morte e ressuscitar para a vida plena. Hoje, na alegria festiva desta Santa Noite da Páscoa do Senhor, pedimos a graça divina para que nos ajude a viver nossa vida cristã de modo coerente, testemunhando com alegria a plenitude da vida, que recebemos em nosso Batismo, que comungamos na Eucaristia, graças à Ressurreição de Jesus. 


2 – Ressuscitar com Cristo

Toda a longa Liturgia da Palavra, que estamos celebrando, descreve a ação divina conduzindo o seu povo para passar de uma situação de escravidão para uma situação de vida. A passagem pelas águas do Mar Vermelho é um símbolo forte neste sentido. O povo passa pelas águas e deixa para trás a vida escravizada que vivia no Egito. Aquela vida passada morreu nas águas do Mar Vermelho. Na epístola, que foi proclamada depois do canto do Glória, São Paulo ensina que o nosso Batismo é um passar pelas águas, que deixa afogado um estilo de vida e faz ressuscitar um homem e uma mulher novos. Diz Paulo, que as águas do Batismo destroem um corpo de pecado. Destroem uma vida escravizada no pecado para que possa ressuscitar uma vida nova. Hoje, nesta Noite Santa da Páscoa, queremos renovar nosso compromisso de viver como pessoas que são discípulos e discípulas de Jesus Cristo.


3 – Ressurreição e não reanimação

No tempo de sua vida terrena, Jesus ressuscitou o filho da viúva de Naim, a filha de um oficial romano e o seu amigo Lázaro. Em vez de ressurreição, seria melhor dizer reanimação da vida. Isto quer dizer que a pessoa volta a ter a mesma vida de antes e está sujeita à morte. Ressuscitar é diferente. A ressurreição é o ingresso num modo completamente novo de viver; ingresso numa vida sobre a qual a morte não tem mais algum poder. De tempos em tempos, Jesus dizia que ressuscitaria ao terceiro dia, mas seus amigos não haviam compreendido o que Jesus estava dizendo. No momento que as mulheres chegam à sepultura e não veem Jesus, deduzem que seu corpo tinha sido roubado. São os anjos que pedem ás mulheres para não procurar Jesus no reino da morte, mas no reino da vida, no Reino de Deus. A reanimação da vida é algo que pode ser vista pelos sentidos, pelos olhos. A Ressurreição, ao contrário, é algo que necessita da luz divina para ser compreendida; disto a presença dos anjos. Hoje, para nós, necessitamos da fé para professar com nosso modo de viver, com nosso modo de pensar que Jesus, verdadeiramente, ressuscitou. Aleluia!