segunda-feira, abril 08, 2019

V DOMINGO DA QUARESMA





A mudança de uma situação de morte em situação de vida é clara no Evangelho. Escribas e fariseus se unem contra a mulher surpreendida em adultério. Diante da lei, a mulher é culpada e, para estes casos, a lei previa o apedrejamento; uma pena de morte. Jesus apresenta uma terceira via apelando à consciência dos presentes: "quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra". Jesus não nega o pecado da mulher e nem contesta a Lei de Moisés, mas chama atenção a uma interpretação da Lei capaz de matar. A Bíblia não pode ser instrumentalizada para interesses pessoais, interesses de grupos ou interesses de Igrejas. O gesto de Jesus acende a luz da misericórdia para ensinar que o diálogo é um caminho libertador. Diante do pecado e do erro, acusar e atirar pedras é cômodo; dialogar para entrar em contato com a situação é caminho de conversão e de perdão. Mesmo admitindo o pecado, Jesus perdoa e isto promove na mulher um processo de mudança, que é a consequência do perdão: "eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais". Quem é misericordioso, perdoa; não ameaça a pessoa com a morte, ao contrário, abre caminhos para viver livre do pecado. Em uma palavra, liberta a pessoa da culpa.


Outro exemplo de mudança de vida, de deixar o pecado para viver na liberdade do Evangelho, é Paulo. Depois de sua conversão, tudo que viveu é considerado por ele como lixo, dizia a 2ª leitura. Uma expressão muito forte, mas que ilustra bem a qualidade da vida de quem faz experiência do perdão misericordioso de Deus. Depois do seu encontro com o Senhor ressuscitado, a escala de valores, o sentido da vida muda, muda a mentalidade. A experiência do perdão divino na vida pessoal é transformadora e libertadora. Mais que insistir no pecado, naquilo que nos culpa, o salmista incentiva a perceber como o Senhor, com seu perdão e pelo perdão, liberta-nos de prisões, de tristezas, de desertos existenciais. O convite da Palavra, portanto, é para fazermos experiência do perdão misericordioso e libertador do Senhor. Amém! 















Café Paroquial oferecido pelo Mercado Hortifruti de São Conrado , nosso agradecimento pela generosidade e pelo momento fraterno vivido no Domingo 7 de abril de 2019