terça-feira, fevereiro 25, 2020

NÃO MATARÁS

WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013












A nossa sociedade parece estar dominada por uma cultura de morte, que se alastra a várias áreas: defesa e promoção do aborto e da eutanásia, por um lado; poluição do ar e contaminação da água, por outro; refugiados que morrem sem chegar ao seu destino e pessoas que são vítimas de guerras e conflitos; uma natureza a definhar rapidamente e uma corrida desenfreada ao armamento; sinais alarmantes de violência doméstica e gente que morre sozinha e desamparada…
A lei judaica dizia: «não matarás; quem matar será submetido a julgamento». Jesus vai mais longe: «todo aquele que se irar contra o seu irmão será submetido a julgamento. Quem chamar imbecil a seu irmão será submetido ao Sinédrio, e quem lhe chamar louco será submetido à geena do fogo» (Mt 5, 21-22). Jesus é mais exigente e parece consciente de que se pode matar de muitas formas, sem nunca tocar na pessoa.

É importante que tenhamos presente que «ter de conviver com uma sociedade onde reina uma cultura de morte, pode-se tornar um desafio a ser, com mais força, testemunhas, portadores e servos da vida» (Partir de Cristo, 13). Mas também é muito importante que nos perguntemos que «significado poderá ter o mandamento “não matarás”, quando uns 20 % da população mundial consomem recursos numa medida tal que roubam às nações pobres, e às gerações futuras, aquilo de que necessitam para sobreviver» (LS 95).

Se queremos de verdade ser sal da terra e luz do mundo, então temos de nos empenhar seriamente em promover «uma nova reverência face à vida», assumir a «firme resolução de alcançar a sustentabilidade», intensificar «a luta em prol da justiça e da paz», mas também celebrar alegremente o dom da vida (LS 207). Dito de maneira mais simples, estamos chamados a dar corpo a cultura da vida e a construir uma sociedade assente no cuidado da fragilidade. Hoje, mais do que nunca, «é preciso ter a coragem de falar da integridade da vida humana, da necessidade de incentivar e conjugar todos os grandes valores» (LS 224).

O lugar por excelência onde tudo isto pode acontecer é a família. A família «é o lugar onde a vida, dom de Deus, pode ser convenientemente acolhida e protegida contra os múltiplos ataques a que está exposta, e pode desenvolver-se segundo as exigências de um crescimento humano autêntico. Contra a denominada cultura da morte, a família constitui a sede da cultura da vida» (LS 213).

A vida que Deus nos oferece não é uma vida de qualidade inferior ou de baixa intensidade. A vida nunca pode estar em saldos, como se já estivesse fora de época ou, pior ainda, fora de prazo. Ousemos abraçar o desafio a ser testemunhas, portadores e servos da vida.


Fonte: Dehonianos