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Na
liturgia deste Domingo continua a leitura do chamdo “Sermão da Montanha” de
Jesus, que ocupa os capítulos 5,6 e 7 de São Mateus. Depois das
“Bem-aventuranças”, que são o seu programa de vida, Jesus proclama a nova Lei ,
a sua Torá, como o chamam nossos irmãos judeus. Com efeito, com a sua vinda o
Messias devia trazer também a Revelação definitiva da Lei, e é precisamente
isto que Jesus declara: “Não julgueis que vim abolir a Lei ou os Profetas. Não
vim para abolir, mas sim para os levar à perfeição”. E, dirigindo-se aos seus
discípulos , acrescenta: “Se a vossa justiça não for maior que as dos escribas
e fariseus . não entrareis no Reino dos Céus” (Mt 5,17-20) . Em que consiste
esta “plenitude” da Lei de Cristo , esta justiça “superior” que Ele exige ?
Jesus
explica-o mediante uma série de antíteses entre os Mandamentos antigos e o seu
modo de os repropor. Cada vez começa: “Ouvistes o que foi dito aos antigos...”,
e então afirma: “mas Eu vos digo..”. Por exemplo: “Ouvistes o que foi dito aos
antigos: ‘Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal’;
mas Eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos
juízes”(Mt 5,21-22) . E assim por seis vezes. Este modo de falar causava grande
impressão no povo, que permanecia assustado, porque aquele “Eu vos digo”
equivalia a reivindicar para si a mesmo autoridade de Deus , fonte da Lei . A
novidade de Jesus consiste , essencialmente , no fato de que Ele mesmo
“completa” os Mandamentos com o Amor de Deus, com a força do Espírito Santo que
habita Nele. E nós, através da fé em Cristo, podemos abrir-nos à obra do
Espírito Santo, que nos torna capazes de viver o amor divino. Por isso, cada
preceito se torna verdadeiro, como exigência de amor , e todos convergem num
único Mandamento: amar a Deus com todo o coração, e ao teu próximo como a ti
mesmo. “A caridade é o pleno cumprimento da lei”, escreve São Paulo (Rm 13,10).
Diante desta exigência, o piedoso caso dos meninos mortos no CT do Flamengo a
um ano passado, impõe que nos perguntemos se uma sociedade mais solidária e
fraterna, mair coerente no amor , ou seja mais cristã, não teria podido evitar
trágico fim. E esta pergunta vale para muitos outros acontecimentos dolorosos,
mais ou menos conhecidos que se verificam diariamente nas nossas cidades.
Caros
irmãos, talvez não seja ocasional , que a primeira grande pregação de Jesus se
chame “Sermão da Montanha”! Moisés subiu ao monte Sinai para receber a Lei de
Deus e levá-la ao Povo Eleito. Jesus é o Filho de Deus que desceu do Céu para
nos levar ao Céu, à altura de Deus. Pelo caminho do amor. Aliás, Ele mesmo é
este caminho: só devemos segui-lo , para cumprir a Vontade de Deus e entrar em
seu Reino, na vida eterna.