quinta-feira, fevereiro 27, 2020

VII DOMINGO DO TEMPO COMUM

WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013 















1) Quando Jesus fala do amor ao inimigo, não está pensando em um sentimento de afeto e carinho por ele, menos ainda numa entrega apaixonada, mas numa relação radicalmente humana de interesse positivo por sua pessoa .


2) A pessoa é humana quando o amor está na base de toda a sua atuação. E nem sequer a relação com o inimigo deve ser uma exceção. Quem é humano até o fim descobre e respeita a dignidade humana do inimigo por mais desfigurada que possa aparecer diante de nossos olhos.


3) Há uma convicção profuda em Jesus. Não se pode vencer o mal à base do ódio e violência. Ao mal só se vence com o bem.


4) Amar os inimigos não significa tolerar as injustiças e retirar-se comodamente da luta contra o mal. O que Jesus viu com clareza é que não se luta contra o mal quando se destrói as pessoas. Deve-se combater o mal sem buscar a destruição do adversário.


5) Jesus convida a “ fazer violência à violência”.  A ação de quem não é e não quer se tornar malvado.


6) É um equívoco acreditar que o mal pode ser detido com o mal e a injustiça com a injustiça. O respeito total ao ser humano, tal como Jesus o entende , está pedindo um esforço constante para suprimir a mútua violência e promover o diálogo e a busca de uma convivência sempre mais justa e fraterna .


7) Amar o próximo exige fazer-lhe o bem, mas significa também aceitar respeitá-lo, valorizar o que há de amável nele, fazê-lo sentir nossa acolhida e nosso amor.


8) A comunidade cristã não foi arquitetada e desejada por Jesus como uma sociedade que se esconde por detrás de um falso amor. “ Se acolheis somente aos vossos irmãos, o que fazeis de extrordinário?”  - Uma referência ao acolhimento de Mateus no grupo pois era cobrador de impostos .


9) Mateus 5,20 : “Pois eu digo que, se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.”


Observação Final.
Sereis santos como vosso Pai celeste é santo : “sereis íntregos” e no lugar de "porque" está “como”; no lugar de “Senhor” está “Pai” , mudanças significativas . Nós não podemos ser “santos” como Deus é “Santo” , mas podemos ser “íntegros” como Deus é “íntegro”.