WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013
1) Quando Jesus fala do amor ao inimigo, não
está pensando em um sentimento de afeto e carinho por ele, menos ainda numa
entrega apaixonada, mas numa relação radicalmente humana de interesse positivo
por sua pessoa .
2) A pessoa é humana quando o amor está na
base de toda a sua atuação. E nem sequer a relação com o inimigo deve ser uma
exceção. Quem é humano até o fim descobre e respeita a dignidade humana do
inimigo por mais desfigurada que possa aparecer diante de nossos olhos.
3) Há uma convicção profuda em Jesus.
Não se pode vencer o mal à base do ódio e violência. Ao mal só se vence com o
bem.
4) Amar os inimigos não significa tolerar as
injustiças e retirar-se comodamente da luta contra o mal. O que Jesus viu com
clareza é que não se luta contra o mal quando se destrói as pessoas. Deve-se
combater o mal sem buscar a destruição do adversário.
5) Jesus convida a “ fazer violência à
violência”. A ação de quem não é e não
quer se tornar malvado.
6) É um equívoco acreditar que o mal pode
ser detido com o mal e a injustiça com a injustiça. O respeito total ao ser
humano, tal como Jesus o entende , está pedindo um esforço constante para
suprimir a mútua violência e promover o diálogo e a busca de uma convivência
sempre mais justa e fraterna .
7) Amar o próximo exige fazer-lhe o bem, mas
significa também aceitar respeitá-lo, valorizar o que há de amável nele,
fazê-lo sentir nossa acolhida e nosso amor.
8) A comunidade cristã não foi arquitetada e
desejada por Jesus como uma sociedade que se esconde por detrás de um falso
amor. “ Se acolheis somente aos vossos irmãos, o que fazeis de
extrordinário?” - Uma referência ao
acolhimento de Mateus no grupo pois era cobrador de impostos .
9) Mateus 5,20 : “Pois eu digo que, se a
justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de
modo nenhum entrarão no Reino dos céus.”
Observação
Final.
Sereis santos como vosso Pai
celeste é santo : “sereis íntregos” e no lugar de "porque" está
“como”; no lugar de “Senhor” está “Pai” , mudanças significativas . Nós não
podemos ser “santos” como Deus é “Santo” , mas podemos ser “íntegros” como Deus
é “íntegro”.