segunda-feira, março 02, 2020

I DOMINGO DA QUARESMA

WhatsApp da Paróquia
21 99736 - 7013 












No contexto das leituras que ouvimos, iniciamos nossa reflexão quaresmal questionando que propostas de vida estamos ouvindo. Jesus, no Evangelho, diz que ouvir e acolher a Palavra de Deus é tão importante como se alimentar com o pão. Existe, portanto, uma palavra que tenta, dizia a 1ª leitura e, tem uma palavra que sustenta, dizia Jesus, no Evangelho.

As palavras entram em nós quando silenciamos. No barulho, ouvimos muitos sons, mas é no silêncio que acolhemos as palavras e estas penetram em nossas vidas. Adão e Eva estavam no silêncio do paraíso quando ouviram a palavra da serpente e a interiorizaram. Jesus estava no silêncio do deserto, quando ouve a palavra do tentador e não a interiorizou porque estava repleto da Palavra de Deus. Também nós, em momentos de silêncios, quando caminhamos, vamos de ônibus ou de carro, ou até antes de adormecer... ouvimos, pensamos e acolhemos palavras. São momentos de decisão. Vejam que, em nenhum momento a serpente pede para comer o fruto. Mas a serpente fala, cria um pensamento em Adão e Eva e, depois eles decidem. A serpente mostra a beleza da fruta e o paladar, mas a decisão pela escolha de ouvir e obedecer ao tentador é sempre minha; é sempre pessoal.

Cultivar a vida como dom e responsabilidade exige silêncio e jejum, como fez Jesus no deserto. Silêncio e jejum, dizem os místicos, simbolizam o esvaziamento total dos critérios humanos para se poder acolher plenamente a Palavra de Deus e viver segundo os critérios divinos. É o que Jesus faz para fortalecer sua vida. Não alimenta sua vida somente de pão, mas a alimenta com a Palavra de Deus. Não alimenta sua vida com a fama e com a riqueza, mas a alimenta com a Palavra de Deus. Aqui está o grande desafio que o início da Quaresma nos propõe. Nossa qualidade de vida passa pela nossa espiritualidade, pelas decisões que tomamos diante das propostas que são feitas por palavras, que produzem pensamentos e decisões. Que palavras ouvimos e acolhemos: aquelas do tentador ou aquela Palavra que vem de Deus? Amém?